Sede da Ceitec em Porto Alegre. Foto: Divulgação.
A Softex, uma OSCIP focada na promoção do setor de software brasileiro, foi a única interessada em assumir a propriedade intelectual do Ceitec, estatal de produção de chips federal que está em processo de liquidação.
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação publicou no Diário Oficial da União que a Softex teve a pontuação necessária nesta quarta-feira, 23.
A liquidação do Ceitec ainda não é totalmente certa. A conclusão do processo está pendente de uma decisão final do Tribunal de Contas da União.
Conforme listado pelo ministério, a Softex deve assumir 36 patentes de invenção, 11 registros de desenhos industriais e a gestão de 15 projetos de P&D com empresas e instituições de ensino, além de licenças de software e ferramentas de projeto, entre outros bens.
A Softex também deverá manter 48 dos 160 funcionários que o Ceitec tinha no começo de 2021, com uma contrapartida de R$ 20 milhões por ano, durante quatro anos.
O fato da Softex assumir a propriedade intelectual do Ceitec pode ser considerado surpreendente, tendo em conta a área de atuação do órgão até agora.