TOPO

CI&T é destaque na Forrester

25/07/2022 14:45

Consultoria coloca brasileiros no mesmo time da Thoughtworks e Softtek.

CI&T chegou na frente. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A brasileira CI&T é uma líder mundial no segmento de “Modern Application Development”, ficando taco a taco com gigantes multinacionais como a Thoughtworks e Softtek.

É o que afirma um relatório recente da Forrester Research que analisou 14 empresas dentro de 28 critérios diferentes. 

A CI&T teve pontuação máxima em 18 deles, incluindo tópicos como estruturas organizacionais, gestão de talentos, desenvolvimento ágil e de produtos, abordagem de mercado, ecossistemas parceiros e DevOps SRE e automação.

O resultado coloca a CI&T no grupo dos líderes de mercado, junto com a Thoughtworks, uma referência global no assunto métodos ágeis; a Softtek, uma multinacional mexicana que está entre as maiores parceiras da SAP no mundo e a Brillio, uma empresa sediada no Vale do Silício com faturamento na casa dos US$ 700 milhões.

Vale lembrar que esse relatório da Forrester foca em empresas com faturamento abaixo de US$ 1 bilhão, o que é uma soma significativa no mercado brasileiro (a CI&T é uma grande empresa brasileira e fatura R $1,4 bilhão), mas não tanto assim em nível global.

A limitação explica em parte porque as empresas mais conhecidas ficaram no topo da tabela. As 10 restantes incluem nomes como Pillar Global, CSS Corp, Eleks, Grid Dynamics, Infostretch, Kin + Carta, Maveric Systems, Perficient e Quinnox, que não chegam a estar exatamente na boca do povo. 

Também é importante definir bem o que a Forrester entende por “Modern Application Development”, ou MAD, na inevitável sigla de três letras.

MAD parece ser uma definição modernizada do bom e velho desenvolvimento de software, com ênfase nas tendências atuais na área, como métodos ágeis, DevOps, microsserviços, automação e infraestrutura na nuvem. 

Além das características técnicas, a Forrester fala também em “abordagens modernas de contratação”, que levam em conta escopos flexíveis e transparência.

Dito isso, o relatório da Forrester enfatiza o “amplo ecossistema de parceiros” da CI&T, incluindo os grandes players de nuvem e consultorias estratégicas como Adobe, Acquia e Contentful, além da alta porcentagem de retenção dos mais de 6 mil funcionários e a aposta de mais de uma década em métodos ágeis.

Veja também

MKT
CI&T compra Box 1824

Adquirida é uma referência em pesquisa de mercado e consultoria estratégica no Brasil.

BEBIDAS
AB InBev: aplicativo B2B com CI&T

A companhia desenvolveu o app Bees Grow, voltado a pequenos e médios varejistas.

TENDÊNCIAS
Ambev promove eventão de tecnologia

Nem tudo é cerveja. Tech & Cheers traz nomes da Red Hat e Thoughtworks.

AQUISIÇÃO
Thoughtworks compra Handmade Design

Profissionais da adquirida devem reforçar a equipe da consultoria americana no Brasil.

CARREIRA
Grazi Mendes é Top Voice no Linkedin

A profissional atua como líder de diversidade na ThoughtWorks.

LIDERANÇA
ThoughtWorks ganha um toque corporativo

Multinacional contrata duas novas heads no Brasil, com passagens por IBM, HP e Cognizant.