Todo mundo quer uma vaguinha para o seu carro. Foto: Depositphotos.
Dois funcionários do centro administrativo do Sicredi em Porto Alegre acabaram demitidos, depois de que um deles inventou uma maneira de reservar vagas automaticamente no estacionamento da empresa.
O curioso caso foi relatado ao Baguete por funcionários da cooperativa, uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Procurado, o Sicredi disse não comenta "procedimentos internos ou questões relacionadas aos colaboradores e ex-colaboradores".
Segundo as fontes ouvidas pelo Baguete, foram demitidos um gerente e um analista, sendo que o último foi o criador da aplicação.
Para entender o que aconteceu, é preciso saber que o Sicredi não tem vagas de estacionamento para todos os funcionários na sua sede na zona norte de Porto Alegre.
Algumas das vagas disponíveis podem ser reservadas por meio de um aplicativo, sempre por sete dias.
Quem não tem vaga reservada, corre o risco de chegar e não encontrar um lugar, precisando deixar o carro na rua ou num estacionamento pago das redondezas.
Um problema para o qual o analista encontrou uma solução em alta no meio dos negócios: automatização.
A reportagem do Baguete não conseguiu apurar em detalhes como era feita a reserva automática.
Vale destacar neste ponto que os analista em questão não é da área de TI, mas de uma área fim do banco, então o mais provável é que fosse uma automação relativamente simples, talvez usando scripts ou macros que simulavam cliques e preenchimento no app, com base em acessos regulares para encontrar vagas disponíveis.
Seja qual for a solução, o analista foi um bom colega e compartilhou com alguns outros funcionários da sua área. Segundo o Baguete apurou, não houve cobrança por isso.
O caso é que as reservas no app são feitas com uma senha individual e logo o padrão de reservas regulares dos usuários do truque chamou atenção da equipe que monitora o aplicativo, que acabou levando o caso para a área de segurança do Sicredi.
Segundo o Baguete apurou, foi montado todo um relatório de compliance. Um colegiado debateu o que fazer, numa discussão com posições antagônicas.
No final, ganharam os que eram favoráveis a uma punição mais dura, resultando em duas demissões sem justa causa.
Os demitidos são funcionários de carreira, tinham sido inclusive promovidos recentemente, e, segundo o Baguete pode apurar, muitos opinam que a demissão foi exagerada e o problema podia ser contornado com uma conversa interna.
O aplicativo de vagas é algo relativamente novo no Sicredi. Antes da pandemia, todas as vagas disponíveis eram alocadas com base na hierarquia (quanto maior o nível, mais chance de vaga, se é que precisa explicar).
Hoje, só uma minoria tem vaga garantida e os demais tentam fazer reservas no aplicativo, que passou a ser ainda mais solicitado depois que o Sicredi estabeleceu uma obrigação de trabalho presencial três dias por semana.
