O prazo para envio de projetos no site é 30 de março. Foto: Pixabay.

O Devpost, provedor de hackathon on-line, está hospedando um projeto global que incentiva os desenvolvedores na criação de tecnologias que lidem com desafios e questões relacionadas à pandemia de coronavírus.

As gigantes Facebook, Microsoft, Twitter, Giphy, TikTok, Pinterest, Slack e WeChat contribuirão com recursos para os desenvolvedores que desejam participar. 

O prazo para envio de projetos no site é 30 de março, incluindo um vídeo de dois minutos, e o anúncio dos projetos destacados acontece em quatro de abril.

Os participantes do hackathon podem construir qualquer tecnologia de sua escolha, seja com soluções focadas no local ou no global, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai indicar algumas áreas onde a ajuda é mais necessária.

Isso inclui o foco em iniciativas de saúde, como tecnologias que podem ajudar profissionais da área ou a telemedicina em escala.

Outros pontos são ajudar populações vulneráveis, ​​como idosos, a permanecerem seguras, trabalhar em ambientes de aprendizado remoto para professores e escolas, além de promover conexões sociais à medida que as pessoas permanecem socialmente isoladas. 

Além da OMS, os cientistas do Bio Zub Chan Zuckerberg colaboram com a Devpost no projeto.

Ainda de acordo com a publicação, o Facebook está fornecendo materiais educacionais e tutoriais do Facebook Live para desenvolvedores que desejam participar.

As inscrições foram abertas na manhã desta quinta-feira, 26, o hackathon já conta com mais de 8 mil participantes registrados.