Gabriela de Queiroz, chief data scientist, AI strategy e innovation da IBM. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A brasileira Gabriela de Queiroz acaba de ser promovida a chief data scientist, AI strategy e innovation da IBM nos Estados Unidos.

Queiroz está na big blue desde 2018, quando ingressou como desenvolvedora sênior. Desde então, passou pelo cargo de gerente sênior de engenharia e ciência de dados e, mais recentemente, diretora do programa de open source, dados e tecnologias de IA.

Até 2011, a executiva tinha uma carreira acadêmica no Brasil, tendo passado pela Fiocruz e pela Universidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, se mudou para São Francisco para obter um master em estatística na Universidade da Califórnia.

Em solo americano, foi professora assistente na San Francisco State University e cientista de dados nas empresas Alpine Data, Sharethrough e Deserve.

Além disso, fundou a R-Ladies, que promove a linguagem de programação R entre mulheres em 50 países diferentes, e a All Inclusive, voltada para a inclusão de grupos de minorias de gênero na área de inteligência artificial.

Fundada em 1911, a IBM tem sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e  faturou US$ 23,3 bilhões de dólares em 2020, alta de 3,8%.