A Rodobens atua com consórcio para caminhões, veículos e imóvel. Foto: Divulgação.
A Rodobens, empresa que atua nos segmentos de serviços financeiros e varejo automotivo, contratou a MD2 para implantar um modelo operacional padronizado dentro da metodologia MDM (Master Data Management).
O projeto foi implantado utilizando a metodologia da MD2, incluindo aceleradores de projetos, em articulação com a plataforma de software de integração de dados IBM Information Server e utilizando o dispositivo IBM PureData For Analytics.
Com a adoção, a Rodobens está concluindo a implantação de um projeto de exploração de dados de cliente denominado "Cliente Único", baseado em dados multidimensionais.
O projeto transforma em dado único as diversas informações de canais múltiplos de relacionamento e de cadastro usados pelas sete unidades de negócio da empresa. Com o novo desenho das fontes, a Rodobens criou uma base analítica para unidades de negócio que, até então, não se comunicavam entre si.
Por meio do Cliente Único, a Rodobens constrói um perfil multidimensional de cada cliente para lastrear ações de marketing personalizadas.
O modelo explora aspectos como o nível de envolvimento do cliente com as várias linhas de produtos, seu potencial financeiro para ofertas específicas, seu histórico de compras e pagamentos e suas ocorrências de relacionamento através das concessionárias, lojas online ou canais eletrônicos.
De acordo com Marcos Adam, CIO da Rodobens, o Cliente Único representa a valorização dos ativos de dados.