Cesumar, uma das novas contempladas pelo Oracle Academy. Foto: divulgação.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Centro Universitário de Maringá (Cesumar) estão no grupo de novas sete entidades de ensino beneficiadas pelo programa Oracle Academy, que irá fornecer cursos gratuitos de Java para 14 professores via web.

Focados na versão Java SE 7, os cursos terão duração de cinco dias e também incluem Instituto de Educação Superior de Brasília, Faculdade Barretos, Instituto Infnet, PUC-Campinas e Universidade Metodista de São Paulo.

A ideia do Oracle Academy é que os professores treinados repliquem aos alunos conhecimentos aprofundados sobre os temas tratados.

“Os jovens a serem capacitados por estes professores poderão adquirir novas habilidades em Java, uma das principais linguagens de programação do mundo, com mais de nove milhões de desenvolvedores”, afirma Juana Pinkalsky, gerente de Programas e Iniciativas Educacionais da Oracle do Brasil.

O programa já treinou mais de 1,5 milhão de estudantes em 95 países.

Na América Latina, 180 instituições educacionais e mais de 370 mil estudantes em 15 países são beneficiados.

“À medida que ampliamos o programa com nova oferta de cursos Java, temos a intenção de que mais alunos realizem a graduação com vantagens competitivas para ingressar no mercado de trabalho”, destaca Juana.

O Oracle Academy oferece recursos como software, planos de estudo, tecnologia hosted e capacitação para os professores atendidos.

Além disso, conta com assistência técnica e certificação para entidades educacionais da pré-escola ao primário e de formação profissional e superior para uso pedagógico.