Pequenas empresas já são o público-alvo da PayPal. Foto: divulgação.

A PayPal, especializada em pagamentos digitais, anunciou o lançamento de uma solução de crédito para empresas com a Captalys, plataforma paulistana de tecnologia para investimentos.

Chamada de Crédito para o seu Negócio, a plataforma é voltada a empresas de todos os tamanhos que tenham conta do PayPal no Brasil. O foco, no entanto é nas MEIs e nas PMEs, que já são público-alvo da empresa.

Segundo a fintech, o objetivo é oferecer opções 100% on-line e feitas sob medida para os clientes, que tendem a ser os mais impactados pela pandemia da Covid-19.

“Este é um momento em que companhias como o PayPal precisam se posicionar ativamente, porque, quanto menor a empresa, maiores os riscos envolvidos em seu negócio e maiores os impactos da pandemia”, ressalta Thiago Chueiri, diretor de desenvolvimento de negócios da PayPal Brasil.

Toda a infraestrutura necessária para operacionalizar os empréstimos será fornecida pela plataforma de Credit-as-a-Service da Captalys. 

“Estamos liderando uma revolução nesse segmento no país ao permitir que qualquer empresa possa ter uma oferta de crédito totalmente customizada para seus usuários, sem lidar com toda a complexidade que o negócio demanda”, destaca Margot Greenman, CEO da Captalys.

O mercado parece promissor, já que as PMEs representam 90% das empresas que vendem 100% on-line e 75% do e-commerce no país, de acordo com o Sebrae. 

Segundo dados da McKinsey, 53% delas não têm acesso a linhas de crédito e 82% das que tentam contratar crédito não conseguem. Altas taxas de juros e burocracia estão entre os principais empecilhos.

Atuando há mais de 20 anos, a PayPal atende 325 milhões de consumidores e comerciantes em mais de 200 mercados.

Fundada em 2010, a Captalys já realizou mais de R$ 60 bilhões em crédito para pessoas e empresas brasileiras.