INOVAÇÃO

Nexus é Cerne nível 4

Incubadora de empresas paulista realiza feito inédito na história da certificação.

29 de abril de 2022 - 04:57
Alessandro Valério. Foto: Divulgação

Alessandro Valério. Foto: Divulgação

O Nexus, incubadora de empresas do Parque Tecnológico São José dos Campos, no interior de São Paulo, acaba de ser certificado no nível 4 do Cerne, um modelo de maturidade para gestão de operações desse tipo.

A certificação tem um componente inédito: é a primeira vez que uma incubadora obtém já na primeira avaliação a certificação máxima do Cerne, cujos níveis vão de 1 até 4.

No momento, 13 incubadoras do país estão certificadas em algum nível do Cerne, sendo que o nível 4 tem apenas duas: o Nexus e a Unitec, incubadora do Tecnosinos, um parque tecnológico sediado em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

A Unitec, aliás, foi a primeira incubadora a receber o nível 4, em setembro do ano passado.

A certificação é realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae, e está disponível desde 2008.

O número total de incubadoras certificadas flutua (em 2018, eram 30), mas o grupo reúne normalmente a elite dos empreendimentos do tipo no país, cujo quantidade total fica em cerca de 350.

“Quando temos planejamento e controle bem estruturados, sem dúvidas estamos na direção certa, entregando valor para todos os envolvidos e, assim, aumentando a visibilidade e competitividade”, afirma Alessandro Valério, head do Nexus.

O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado em 2006 pela prefeitura da cidade e o governo de São Paulo, tem 188 mil metros quadrados, onde estão instaladas 152 empresas, cinco institutos de ciência e tecnologia e 10 institutos de ensino e pesquisa.