Marcel Eiji Jo, diretor da Unidade Joinville da Sankhya. Foto: divulgação.

A Sankhya, companhia mineira de sistemas de gestão, anunciou a abertura de uma unidade de negócios em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina.

Baseada no hub de inovação Ágora Tech Park, a filial faz parte do projeto de expansão das 43 unidades que a empresa já mantém pelo país. A operação será comandada por Marcel Eiji Jo, ex-Totvs, que está na Sankhya desde novembro do ano passado. 

Na antiga empresa, o executivo era gerente comercial de atendimento e relacionamento desde 2013. Ao longo de 12 anos de carreira, também passou pelas empresas Service One Consulting, Grupo Cabana del Asado e Teknisa Software.

Atualmente, a unidade de Joinville conta com 10 funcionários e espera terminar o ano com 30 profissionais contratados. Para isso, devem ser recrutados especialistas em setores como manufatura, telecom, agronegócios, serviços, indústria, varejo e startups.

“Estamos buscando profissionais altamente qualificados em diferentes áreas para capacitá-los em tecnologia, a fim de usar a experiência dessas pessoas para agregar mais conhecimento à plataforma da Sankhya e prestar assistência especializada às demandas de negócio dos clientes”, conta Marcel Eiji Jo, diretor da Unidade Joinville da Sankhya.

A nova unidade é a terceira da companhia em Santa Catarina e atenderá também a municípios como Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Mafra, com a meta de obter 40 novos clientes até o final deste ano.

As outras unidades catarinenses estão baseadas no Vale do Itajaí e em Florianópolis, capital do estado.

Segundo a empresa, a expectativa de vendas é alta por conta do potencial de desenvolvimento da região, considerando que Joinville é um centro econômico importante para o estado e que está se tornando um grande pólo tecnológico.

“Grandes empresas estão situadas nas cercanias, criando um cenário de grandes oportunidades para nós. Em contrapartida, estamos trazendo um sistema de gestão 100% on-line e com recursos que só a Sankhya pode oferecer”, destaca Jo.

A Sankhya fechou o ano passado com um faturamento próximo a R$ 200 milhões, o que representa um crescimento de 20% em relação a 2019. O ano foi marcado pelo aporte de R$ 425 milhões recebido do GIC Private Limited, fundo soberano de Singapura.

Além da contratação de mão de obra especializada, o investimento deve ajudar a unidade com ações de marketing e na melhoria do sistema de gestão, com aquisições que possam complementar o portfólio de recursos e ferramentas da companhia.

Fundada em 1989, a Sankhya tem 1,7 mil funcionários e disputa o mercado de ERP para pequenas e médias empresas, que ainda é bastante fragmentado. Nesse universo, ela atende uma base de 12 mil clientes nos 26 estados brasileiros.