.jpg?w=730)
A Accenture é uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo. Foto: divulgação.
Um ataque cibernético, supostamente de ransomware, atingiu servidores da Accenture, que confirmou a invasão ao portal Bleeping Computer mas não deixou claro quais servidores foram atingidos — considerando que a companhia opera em 50 países.
Sem confirmar que se tratava de um ransomware, a empresa informou que isolou os servidores atingidos, recuperou seu conteúdo com backup e fez a higienização do ambiente, garantindo que o ataque não teve qualquer impacto sobre suas operações.
“Por meio de nossos controles e protocolos de segurança, identificamos atividades irregulares em um de nossos ambientes. Nós imediatamente contivemos o assunto e isolamos os servidores afetados”, afirmou Stacey Jones, porta-voz da Accenture, à CNN.
De acordo com o site CISO Advisor, o ataque foi reivindicado na noite da última quarta-feira, 11, por um grupo de cibercriminosos que opera o ransomware LockBit. O post exibia uma contagem regressiva de 24 horas para o pagamento do resgate.
Eles publicaram uma lista de nomes de arquivos roubados, alegaram que baixaram seis terabytes de dados e exigiram o valor de US$ 50 milhões como resgate para não expor esses arquivos, mas não apresentaram nenhum arquivo como prova da suposta invasão.
A Hudson Rock, empresa israelense de cibersegurança, publicou um vídeo em sua conta no Twitter afirmando que seu monitoramento indica a existência de 2,5 mil computadores de funcionários e parceiros da Accenture que estão comprometidos, e que “essa informação foi certamente utilizada pelos atores de ameaças”.
O post contém um vídeo mostrando uma tela de monitoramento, onde é apontado o comprometimento de 3.744 dispositivos no domínio accenture.com.
De acordo com a CNN, grupo LockBit surgiu em setembro de 2019 e aluga seu software malicioso para afiliados criminosos terceirizados, que então recebem uma parte dos resgates em troca de inserir o código nas redes das vítimas.
As principais vítimas do grupo incluem Merseyrail, uma rede ferroviária do Reino Unido, e Press Trust of India, uma organização de notícias indiana.
A Accenture é uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo, com cerca de 5 mil funcionários no Brasil.
A empresa atua com consultoria de gestão, contabilidade, marketing e também com TI, área na qual atua com grandes implementações de ERP, por exemplo.