
O Novotel Porto Alegre Aeroporto
O Sul está no foco do grupo francês Accor: nesta quarta-feira, 08, a empresa lançou o Novotel Porto Alegre Aeroporto, que consumiu investimento de R$ 30 milhões.
A novidade é o investimento mais caro já feito numa tacada pela multinacional no Rio Grande do Sul, onde a Accor opera outros oito hotéis, nos quais gastou ao redor de R$ 95 milhões.
Conforme Roland de Bonadona, COO da Accor para América Latina, novos R$ 75 milhões deverão ser investidos nos próximos três anos na região, que é a segunda mais representativa em crescimento para o grupo no país, atrás somente de São Paulo.
“O Novotel aberto hoje é o 150º hotel de nossas marcas aberto no país, onde em 2011 fechamos 25 contratos, um recorde que faz do Brasil o quarto maior parque hoteleiro de nossa rede, presente em 90 países”, comenta Bonadona. “Nisso, o Sul tem participação muito ativa”, comenta.
Na região, são parceiros da Accor a Prisma Engenharia e a operadora hoteleira Átrio, ambas de Joinville.
Segundo Aldemir Dadalt, diretor da Prisma, dez contratos já estão assinados para a construção de hotéis no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Há, ainda, projetos em fases distintas de andamento – entre avaliação e assinatura oficial -, sendo dois em Porto Alegre, com foco na bandeira Ibis e com investimento previsto de cerca de R$ 22 milhões cada um; dois em Curitiba, um em Chapecó e um em Rio Grande.
“Também está em obras para entrega ainda este ano o Ibis Canoas e o Ibis Novo Hamburgo, e, para 2013, o Ibis Londrina”, conta Dadalt.
Com a força da região, a meta da Accor é ampliar a média de crescimento no país, que me 2011 ficou em 13 novas instalações.
O plano é chegar a um índice de 16 novos hotéis em 2012, no mínimo 20 em 2013 e ao menos 30 unidades por ano até 2015.
“Nossa meta é chegar a 300 empreendimentos no Brasil até 2015”, destaca Bonadonna.
O balanço do último exercício do Grupo Accor ainda não foi divulgado, mas números de 2010 demonstram faturamento de US$ 676 milhões só na América Latina, o que representa expansão de 28% sobre 2009.
Globalmente, a Accor mantém 4,4 mil hotéis e resorts das marcas Novotel, Suíte Novotel, Sofitel, Pullman, MGallery, Mercure, Adagio, Ibis, All Seasons, Etap, HotelF1 e Formule 1 (em breve, Ibis Budget) e Motel 6.
Só da marca Novotel, são 17 na América Latina, onde está presente em dez países, sendo 11 deles no Brasil.
De olho em Porto Alegre
Localizado em frente ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, o novo empreendimento da Accor na capital gaúcha tem 166 apartamentos e emprega 60 colaboradores diretos.
Todo o hotel tem rede WiFi, além de webcorners equipados com computadores Mac. O acesso à Internet é gratuito em todas as áreas.
“Nosso investimento em Porto Alegre se justifica: é a quarta cidade mais populosa do Brasil, com 1,4 milhão de habitantes (4 milhões, se considerada a Região Metropolitana), com PIB de R$ 37,78 bilhões em 2009, segundo dados do IBGE”, comenta Bernd Hofmann, diretor de Operações da marca Novotel para América Latina.
Para fomentar o novo empreendimento na capital gaúcha, a rede investe em promoções, como a tarifa inicial de R$ 249 para diárias com café da manhã incluso em apartamento single ou double.