
Projeto foi implementado em São Paulo, Canoas, Contagem e em Curitiba. Foto: Divulgação
O Grupo Açotubo, um dos maiores produtores e distribuidores siderúrgicos do país, adotou o software Syneco da SKA, especializada em soluções para manufatura, para automatizar seu fluxo de produção de máquinas em três unidades da companhia.
A solução, composta por um software de monitoramento e análise de dados e uma parte em hardware, permite uma interação para acompanhar os status operacionais e dos equipamentos.
Além da matriz da empresa, em São Paulo, o projeto foi implementado na unidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, em Contagem, Minas Gerais, e em Curitiba.
Na fase de implementação, a empresa registrou um aumento na produção de peças, passando de 9,5 mil peças por mês para 19,5 mil, o que fez com que a produtividade das unidades dobrasse, com um aumento de 105,2%.
Segundo a Açotubo, a solução também reduziu as demissões por corte de custos e reduziu o tempo ocioso dos maquinários, permitindo acompanhar os status de funcionamento, os tempos de parada e o período ideal para manutenção.
“Através do sistema conseguimos verificar qual é a máquina que está em operação, o produto e até o período de maior ociosidade. No futuro, a empresa quer medir e acompanhar todo o seu recurso de maquinários”, explica Luiz Felipe Silva, supervisor de planejamento da Açotubo.
Conforme a empresa, o investimento para a adoção da solução foi de R$ 600 mil e pode chegar a R$ 1 milhão para expandir a ferramenta para todas as unidades da Açotubo.
De acordo com Silva, a tecnologia funciona a partir do índice chamado OEE, que mede a eficiência dos equipamentos e tem como parâmetro 85% de eficiência produtiva.
“O sistema oferece um ganho considerável de eficiência e no futuro podemos pensar em uma integração direta com marketplaces na internet e poder monitorar todo o processo de fabricação e vendas”, finaliza o supervisor.
Fundado em 1974, o Grupo Açotubo tem sede em Guarulhos, São Paulo, e conta com dez filiais em oito estados, um escritório comercial e duas unidades de atendimento, além de presença no Peru e na Colômbia.
Sediado em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, o Grupo SKA é conhecido principalmente pela SKA, que é hoje de longe a maior parceira da multinacional de CAD Solidworks no Brasil, além de representar também uma ampla gama de soluções para empresas de manufatura.