Acrilex fabrica tintas escolares. Foto: Pixabay.
A Acrilex, fabricante de tintas sediada em São Bernardo do Campo, decidiu fazer uma atualização do seu sistema de gestão desenvolvido em Cobol em um projeto realizado pela consultoria Interon com a plataforma isCOBOL, da Veryant.
O projeto envolveu mais de 2 mil programas e 700 layouts, possibilitando que as soluções deixassem de rodar em Unix com suporte descontinuado e passassem a rodar em um ambiente distribuído.
“Em uma aplicação, o tempo de geração de relatório foi reduzido à metade. Outro problema que deixamos de ter foram as paradas por reinicialização do servidor, antes frequentes para liberar o acesso a arquivos”, comenta Patrícia Del Santi, gestora de TI da Acrilex..
Patrícia observa que a arquitetura do isCOBOL, além de resolver os gargalos imediatos, elimina obstáculos a futuras atualizações de plataformas de sistema operacional e servidor.
A interface das aplicações também foi atualizada com os recursos do ambiente de desenvolvimento integrado do isCOBOL.
No mesmo processo, a Interon também reformulou a arquitetura de dados, com uma base consolidada sobre a plataforma DBMaker.
Desenvolvido pelo The Syscom Group, o banco de dados relacional (RDBMS) serve diretamente às aplicações Cobol, ao mesmo tempo em que torna as informações disponíveis a ferramentas de análise, aplicativos periféricos e outros serviços.
A Acrilex é considerada a maior fábrica de tintas artísticas, decorativas e escolares da América Latina, com produtos vendidos em 10 mil PDVs em todo território nacional, além de 35 países para onde a empresa exporta.
A empresa chegou a avaliar a migração para um ERP de mercado, mas recuou ao avaliar as rupturas em todos os processos industriais, de gestão e financeiros que só poderiam ser superados com investimento em parametrização.