Agências 2.0: o desejo dos clientes

A empresa de pesquisas Sapient realizou um levantamento entre clientes de agências dos Estados Unidos para saber qual o desejo dos próximos 12 meses de 200 chief marketing officers (CMOs) e profissionais sênior do setor.
22 de setembro de 2008 - 13:32
A empresa de pesquisas Sapient realizou um levantamento entre clientes de agências dos Estados Unidos para saber qual o desejo dos próximos 12 meses de 200 chief marketing officers (CMOs) e profissionais sênior do setor.

1. Aprimorar conhecimentos sobre o espaço digital
Pelo menos um terço não está confiante de que a atual agência está bem posicionada para conduzir suas marcas através do ainda desconhecido marketing digital e da publicidade interativa. Isto faz com que 45% troque de agências (ou tenha planos de trocar nos próximos meses).

2. Maior uso de “pull interactions”
Quando tentam engajar os consumidores às marcas, 90% crêem que é cada vez mais importante usar as interações sociais e comunidades online do que as tradicionais campanhas.

3. Alavancar comunidades virtuais
Aproximadamente 94% têm interesse e desejo de alavancar as comunidades virtuais (públicas e privadas) para poder entender melhor suas audiências.

4. Faça parte de redes sociais
É importante que os executivos usem a tecnologia que eles mesmos recomendam, como blogs, wikis, Orkut, Facebook, Flickr e outras tecnologias antes de recomendá-las.

5. Tenha um CDO
Chief Digital Officers tornam a agência mais atraente. Os anunciantes entendem que estas agências tornam-se mais desejáveis.

6. Conheça a web 2.0 

Entre os avaliados, 63% levam cada vez mais em conta a expertise em web 2.0 e mídia social quando se trata de escolher a nova agência.

7. Entenda o comportamento do consumidor 
Para 76% é muito importante conhecer profundamente o consumidor.

8. Demonstre pensamento estratégico
A capacidade da agência de desenvolver  pensamento estratégico - e não apenas peças e campanhas - tornou-se fundamental para 77%.

9. Tenha capacidade criativa e de branding
67% responderam que entender de branding e criatividade estão entre as habilidades fundamentais.

10. Tenha capacidade de medir sucesso
65% responderam que conhecer as agências devem saber usar o Analytics.