TELECOM

Algar lança corporate venture builder

A expectativa é captar sete startups no primeiro ano e 40 nos próximos cinco.

06 de abril de 2022 - 15:49
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Algar Telecom, empresa de TI e Telecom do grupo Algar, acaba de lançar uma corporate venture builder com a expectativa de captar sete startups no primeiro ano e 40 nos próximos cinco anos.

Sem abrir a cifra do investimento no projeto, a companhia informou se tratar de uma nova unidade de negócios que terá consultoria direta do Brain, centro de inovação fundado pela Algar que já realiza programas desde 2019.

“Esse é um movimento bastante estratégico para a Algar Telecom e, por isso, optamos por uma Corporate Venture Builder para fazer todo o processo de seleção e desenvolvimento das startups e sua posterior integração na companhia”, explica Tulio Abi-Saber, vice-presidente de finanças e relações com investidores da Algar Telecom.

O foco será em empresas ainda em fase inicial de operação, com produtos em lançamento ou baixo faturamento. Para desenvolvê-las, a metodologia utilizada será da FCJ Venture Builder, multinacional do ramo com sede em Belo Horizonte, e a seleção acontecerá por programas de open innovation.

O objetivo será encontrar soluções que resolvam dores de três frentes distintas: experiência digital para o atendimento ao cliente; sustentação das operações e tecnologias digitais da companhia; e criação de novos negócios e produtos digitais.

Depois das seleções, a intenção é fortalecer a evolução digital dessas startups, acelerar seu go to market, potencializar a geração de novos negócios e alavancar soluções digitais, principalmente voltadas aos segmentos de micro e pequenas empresas e consumidores finais. 

A Algar deve ficar com uma participação minoritária das startups, entre 5% e 20%, e atuar em conjunto com os empreendedores, desenvolvendo e acompanhando-os durante as futuras rodadas de captação e escala do negócio.

As selecionadas também receberão mentorias com especialistas, acesso ao espaço dos escritórios do Brain, em São Paulo, Recife e Uberlândia e Lisboa, e apoio em áreas como jurídico, marketing, administração e vendas.

Além disso, as startups poderão realizar negócios junto à Algar Telecom, seja fornecendo seus serviços diretamente à companhia ou oferecendo seus serviços aos clientes da operadora.

Com 68 anos de mercado, a Algar Telecom oferece internet por fibra óptica, celular, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

A companhia atende 1,3 milhão de clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C) com mais de 112 mil km de fibra óptica em 372 cidades de 16 estados e do Distrito Federal.  São mais de 4,5 mil colaboradores, sendo 1,4 mil da força de vendas.