Foto: Divulgação
A Alia.do, startup de diagnóstico voltada para o varejo, recebeu um aporte de R$ 13 milhões em rodada seed liderada pela Headline, venture capital de Romero Rodrigues, e pela Nestal, fundada por Alexandre Baldasseirine Neto, Carlos Avian e Paulo Avian, três ex-sócios da Easynvest.
O investimento confirma o interesse de Rodrigues na empresa liderada por André Franco, que também foi criador da hr tech Dialog.
A Alia.do desenvolveu uma solução de inteligência artificial que promete auxiliar vendedores de lojas físicas a identificar padrões de clientes que entram no estabelecimento, reviram os mostruários, provam produtos e, por fim, não finalizam a compra.
Para isso, a ferramenta escuta os atendimentos realizados nas lojas com o objetivo de entender os motivos da não venda e treinar os vendedores com ajustes de scripts de abordagem e feedbacks em tempo real.
Com a solução, a startup espera acelerar o aprendizado de vendedores e colaboradores, evitar desperdícios operacionais e proporcionar uma capacitação contínua baseada no dia a dia do atendimento.
Parte dos recursos será utilizada para a melhoria da solução, o aprimoramento das capacidades de autoaprendizagem da IA sobre as melhores técnicas de vendas e o desenvolvimento de novas funcionalidades.
“Essa base de dados com milhares de horas de conversas reais de vendas é nossa fortaleza e leva anos para ser construída. Com o aporte da Headline e da Nestal, vamos acelerar ainda mais nosso desenvolvimento, expandindo nossa equipe de tecnologia e produto para consolidar uma liderança que não pode ser replicada rapidamente”, afirma Franco.
Além de Franco, a Alia.do tem como sócios Antonio Salvador, sócio da Salva&CO e ex-vice-presidente de RH e chief digital officer do Grupo Pão de Açúcar, e Flávio Dias, ex-CEO da Via Varejo e do e-commerce do Magalu.
A Headline é uma gestora global de venture capital com presença em sete cidades e atuação em investimentos em startups de diferentes regiões e estágios de crescimento.
No Brasil, onde operou anteriormente como e.ventures, mantém parceria com a XP Investimentos no fundo Headline 3, que soma cerca de US$ 500 milhões sob gestão e um portfólio com mais de 70 empresas, entre elas Pismo, Creditas, Gympass e RD Station.
Criada pelos sócios da Easynvest, a Nestal combina aporte financeiro com smart money, oferecendo apoio estratégico, acesso a networking e acompanhamento próximo dos fundadores.
