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A BR Used vende aparelhos das marcas Apple, Samsung e Motorola. Foto: Pexels.
A Allied, companhia que distribui e comercializa produtos eletrônicos, anunciou a aquisição da BR Used, especializada na compra e venda de aparelhos celulares usados.
A empresa não revelou o valor nem os termos da transação.
Fundada em 2013 na paulista São Caetano do Sul, a BR Used foi criada por Bruno Fuschi e Eric Fuzitani, que até então trabalhavam juntos na área comercial da BR Malls.
De acordo com o site Brazil Journal, a empresa realiza a compra e venda dos aparelhos através de um e-commerce próprio e de um quiosque em São Paulo. Ela vende cerca de 5 mil celulares por ano das marcas Apple, Samsung e Motorola — além de Ipads e Apple Watches.
Esta é a primeira aquisição da Allied desde que ela levantou R$ 180 milhões em seu IPO em abril e deve servir de base para transformar sua operação de aparelhos recondicionados num negócio de fato.
“Com essa compra, passamos a ter uma marca para usar no mercado de recondicionado e trazemos o recondicionamento que eles têm, além dos dois empreendedores”, contou Silvio Stagni, CEO da Allied, ao Brazil Journal.
Além de seu negócio de distribuição, que responde por 65% da receita, a Allied tem uma operação de varejo na qual faz a gestão de 160 lojas da Samsung e de outras 116 'store in-store' de eletrônicos dentro de varejistas como Sam’s Club e Marabraz.
Até agora, quando um consumidor devolvia um celular ou usava seu smartphone usado na compra de um novo na loja Samsung, a Allied pegava esse produto, recondicionava e depois vendia para algum canal especializado, como a própria BR Used.
“Essa operação tinha margem negativa. Era basicamente uma solução de problema, nunca foi um business,” contou Stagni.
Ainda de acordo com a publicação, o mercado de recondicionados é embrionário no Brasil, representando apenas 7% dos 48 milhões de celulares vendidos todos os anos no país. Nos Estados Unidos, o índice chega a 23%.
O investimento em recondicionados é um dos três drivers de crescimento que a Allied vendeu aos investidores durante o IPO. Os outros dois são os mercados de distribuição corporativa e de marcas próprias.
Para isso, a companhia quer montar uma base na Ásia, provavelmente na China, e começar a desenvolver produtos com marca própria em segmentos que não competem com o portfólio de seus fornecedores — como aspirador-robô ou aparelhos para a casa conectada.
Criada em 2001, a Allied tem sede em São Paulo e possui abrangência nacional. A empresa comercializa mais de 7,9 milhões de produtos por ano. Somente em seu e-commerce, são cerca de 1,2 milhões de vendas por mês.