
Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata.
A Alterdata Software, empresa carioca de software de gestão, fechou o ano passado com um faturamento de R$ 338 milhões, uma alta de 44,5% frente aos resultados de 2021.
Essa é a primeira divulgação de resultados da Alterdata depois de ter anunciado a aquisição da Prosoft, uma das suas maiores concorrentes, em fevereiro de 2021.
O faturamento foi o único indicador divulgado pela Alterdata, mas uma declaração do sócio fundador José Ronaldo Cordeiro indica que nem tudo foram flores nos últimos tempos na Alterdata:
“Este ano de 2022 foi desafiador no sentido de margem de lucro, pois desde a pandemia, estávamos sofrendo com margens, uma vez que abraçamos a dificuldade dos clientes fazendo muitas concessões, e que agora foram revistas”, revela Cordeiro.
Ainda de acordo com Cordeiro, foi um ano “importante” de “recuperação de EBITIDA”.
No final de 2022, com número de 2 mil colaboradores e cerca de 62 mil clientes ativos, a maior parte deles escritórios de contabilidade, o mercado tradicional da Alterdata e o segmento no qual ela é uma das maiores empresas do país.
No ano passado, os clientes em outros segmentos chegaram a 25 mil, atendidos por quatro produtos especializados (ERP4Me, Shop, Interfacenet e Bime).
“Estamos reconstruindo e propondo mudanças para que sejamos mais ágeis, leves e focados nos clientes. Todo momento de reinvenção traz algumas dúvidas e pressões, mas é preciso entender que isso é parte do jogo em uma empresa de tecnologia”, pontua o CEO da Alterdata, Ladmir Carvalho.