IMPOSTO

Amapá moderniza gestão do IPVA com Minsait

Estado possuía gestão descentralizada e limitada do tributo.

25 de fevereiro de 2025 - 17:17
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

O Governo do Amapá fechou um acordo com a Minsait, empresa de transformação digital e TI do Indra Group, para modernizar a gestão do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado.

Até então, a administração possuía uma gestão descentralizada e limitada do tributo.

O IPVA era exclusivamente administrado por ferramentas controladas pelo Detran do estado, o que limitava a capacidade de gerenciar os dados do imposto, além de impedir a implementação de medidas eficazes de cobrança, dificultar o acesso a informações relevantes e a alocação de recursos para o processo.

Com isso, ficavam comprometidas tanto a arrecadação quanto o acesso a informações estratégicas e a soluções eficazes para reduzir a inadimplência.

Para resolver o problema, a Minsait migrou os dados do IPVA para o Sistema Automatizado de Tributação Estadual (SATE). Agora, as ações estão centralizadas e automatizadas.

O novo módulo do imposto no SATE gera automaticamente os débitos anuais para veículos de até 10 anos de fabricação, calcula os valores com base na legislação vigente e permite a emissão de Documentos de Arrecadação (DARs).

Com processos bancários automatizados em intervalos de 15 minutos, os pagamentos são rapidamente atualizados. 

Os cidadãos ainda podem simular e confirmar parcelamentos, acessar informações sobre benefícios fiscais, como isenções e imunidades, consultar dados de inscrição em dívida ativa, acompanhar a migração de débitos e acessar relatórios detalhados sobre arrecadação, inadimplência e frota tributável.

Além disso, o projeto introduziu o aplicativo IPVA Mobile, uma solução para consulta e quitação de débitos disponível para download em dispositivos Android e iOS.

Criada em 2002, a Minsait faz parte da Indra, que está no Brasil desde 1996. O grupo conta com mais de 8,5 mil profissionais e escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros.