
Seu sistema contemplará um catálogo com até 430 informações por produto. Foto: Pixabay.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) lançaram a Vércer, joint-venture que oferece serviço de qualificação de dados de produtos a partir de uma base cadastral centralizada.
Seu sistema contemplará um catálogo com até 430 informações por produto - como classificação tributária, peso, medida e tabela nutricional - além de um banco de imagens em alta resolução.
Na prática, o empresário poderá integrar os dados verificados e certificados pela Vércer em seu sistema de gestão e assim, sanar dúvidas relacionadas aos detalhes dos produtos.
"A Vércer é uma solução para demanda antiga do setor supermercadista. Toda cadeia de varejo precisa dessas informações certificadas para operar", afirma Farias Souza, diretor geral da Vércer.
A cadeia de abastecimento conta hoje com cadastro centralizado de informações com mais de 45 milhões de produtos.
"Nossa iniciativa com a Vércer é integrar tecnologia e mercado. Unimos a força tecnológica da GS1 Brasil com a força mercadológica da APAS para oferecer o melhor serviço de qualificação de dados", afirma João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil.
Segundo estudos da área de pesquisa e desenvolvimento da GS1 Brasil, 94% das indústrias do país já enfrentaram algum tipo de problema causado por erros no cadastro de itens.
"A atual conjuntura nos fez perceber que levantar dados qualificados de produtos e compartilhá-los é uma necessidade urgente dos vários atores que compõem a cadeia do abastecimento. A Vércer nasce para suprir esse segmento ainda carente, que é aumentar a qualidade cadastral nos sistemas", ressalta Ronaldo dos Santos, presidente da APAS.
A APAS representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1,5 mil associados, que somam cerca de quatro mil lojas.
Com 58 mil associados, a GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global.
No mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos.
Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.