INTERNET

Apple pode ter Starlink no iPhone

Companhia pode ser a primeira a possibilitar conexão direta via satélite em smartphones.

28 de outubro de 2025 - 12:10
Foto: Pexels

Foto: Pexels

A Apple teria planos inéditos de oferecer conexão 5G direta via satélite com tecnologia da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk que projeta, fabrica e lança foguetes que entregam cargas na órbita terrestre, para a próxima geração de iPhones premium, prevista para 2026.

Segundo reporta o The Information, o acordo permitirá que os dispositivos se conectem sem depender de torres terrestres, inclusive em áreas remotas e sem cobertura, algo nunca visto neste mercado anteriormente.

Atualmente, os iPhones usam a rede da Globalstar estritamente para chamadas de emergências, aplicativo de busca de dispositivo e assistência em viagem.

Já o serviços de satélite da T-Mobile, nos Estados Unidos, apesar de se basear na Starlink, se restringe apenas a mensagens de texto, sem acesso à internet.

Criada em 1976 por Steve Jobs, steve Wozniak e Ronald Wayne, na Califórnia, a Apple é uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo.

A companhia revolucionou o mercado com produtos como o iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e AirPods, além de serviços como o iCloud, Apple Music, Apple TV+ e App Store.

A empresa é líder em inovação e experiência do usuário, mantendo um ecossistema fechado e interconectado que fideliza milhões de consumidores, sendo uma das companhias mais valiosas do mundo, com valor de mercado superior a trilhões de dólares.

No mercado desde 2002, a SpaceX é uma empresa privada de exploração espacial fundada por Elon Musk, com o objetivo de reduzir os custos de transporte espacial e tornar possível a colonização de outros planetas, especialmente Marte. 

Sediada em Hawthorne, na Califórnia, desenvolveu foguetes reutilizáveis, como o Falcon 9 e o Falcon Heavy, e a nave Dragon, responsável por levar carga e astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).

A SpaceX também lidera o projeto Starlink, uma constelação de satélites para oferecer internet de alta velocidade em todo o mundo.