
Móveis são o négocio da Itatiaia. Foto: Divulgação.
A Itatiaia, uma das três maiores indústrias de móveis do Brasil, contratou a Ativas para a reestruturação no ambiente tecnológico, envolvendo fornecimento de infraestrutura, alta disponibilidade de hosting e capacidade para a eficiência no gerenciamento de suas operações.
A fabricante de cozinhas possui parques industriais em Ubá, em Minas Gerais e Sooretama, no Espírito Santo, e recentemente transferiu para Belo Horizonte sua sede administrativa, com seus departamentos comercial, financeiro, de logística e suprimentos.
O prazo para a reestruturação era de 10 dias.
O primeiro passo foi o entendimento e avaliação do ambiente tecnológico anterior para, em seguida, ser realizada a migração de dados do site principal e do de backup para o Data Center de Belo Horizonte.
Ainda houve um investimento no gerenciamento de logística, que demandou serviços de infraestrutura, para a garantia da alta disponibilidade e capacidade ininterrupta de operações.
A expectativa é que a mudança facilite o escoamento da produção com cumprimento de prazos para todos os clientes espalhados pelo Brasil e exterior. A empresa espera que o tempo dos processos de entrega seja reduzido.
De acordo com Artur Dias, coordenador de infraestrutura de TI da Itatiaia, no ambiente tecnológico anterior havia alguns problemas de interrupção por conta da falta de energia, o que dificultava os processos operacionais e de logística.
’O sistema de energia elétrica da Ativas é provido por duas subestações e suportado por geradores à diesel caso haja falta de fornecimento de energia, garantindo a operação do Data Center por até 120 horas.
Fundada em 1964, a Itatiaia possui 76 representantes revendendo sua linha de produtos em 18,5 mil pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.
A fabricante atingiu a marca de R$ 760 milhões em faturamento em 2012.
A Ativas pertence aos grupos Asamar e Cemig. A empresa oferece soluções em cloud computing e no modelo Software as a Service (SaaS).