ESQUEMA

Aviões estão voando com peças falsas

Companhias aéreas do mundo inteiro caíram em fraude. 

23 de outubro de 2023 - 09:59
Motor CFM56, um dos mais famosos. Foto: David Monniaux

Motor CFM56, um dos mais famosos. Foto: David Monniaux

Aviões do mundo inteiro estão voando com peças falsas vendidas pela AOG Technics, uma pequena distribuidora de componentes de Londres, que falsificou documentações de venda de produtos para companhias aéreas.

O caso estourou no começo do ano, quando engenheiros da TAP Air Portugal realizaram um trabalho de rotina em um motor de aeronave e notaram algo estranho com uma peça de reposição. 

Ela apresentava sinais de desgaste, porém, possuía uma documentação que identificava o componente como recém-saído de fábrica. 

Em junho, a companhia apontou o ocorrido a Safran, empresa que fabrica os motores em questão com a General Eletric, que declarou que a documentação foi falsificada.

Conforme a Bloomberg Línea, até o momento, as fabricantes descobriram mais de 90 certificados falsos e peças falsas em 126 motores, todos ligados à AOG Technics.

Apesar de nenhuma emergência ter acontecido, todas as principais empresas dos Estados Unidos identificaram peças falsas da AOG em seus aviões, além de companhias na China e na Austrália.

O que dificulta a busca por componentes falsos é a fama do motor: o CFM56 é um dos mais utilizados por aviões no mundo, com mais de 22 mil unidades em serviço. 

Segundo a Bloomberg, uma aeronave com este modelo de motor decola a cada dois segundos em todo mundo.

O preço para realizar a remoção de peças de aeronaves também não ajuda. De acordo com Adil Slimani, diretor de consultoria de pós-venda do IBA Group, os custos podem chegar a US$ 300 mil por motor, dependendo da profundidade que as equipes precisarem abrir.

O problema vai além das dificuldades técnicas. O avião é um dos meios de transporte mais seguros justamente porque as aeronaves passam por diversos testes e manutenções todos os anos.

O setor de aeronáutica sempre foi um dos líderes no desenvolvimento de software de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM, na sigla em inglês), um tipo de solução que tem, entre as suas finalidades, justamente controlar a manutenção de produtos que devem funcionar por anos a fio, dos quais um exemplo típico seria um avião. 

Como uma pequena empresa em Londres fundada há oito anos conseguiu burlar tudo isso e vender gato por lebre para as maiores empresas aéreas do mundo, e se alguém mais está fazendo isso agora mesmo, é a grande pergunta que fica no caso.