.png?w=730)
Aeroporto de Guarulhos é o maior do Brasil e da América do Sul (Foto: Divulgação)
Os funcionários terceirizados do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, paralisaram suas atividades às 3h desta terça-feira, 3, em um protesto contra a proibição do uso de aparelhos celulares nas áreas de carga e descarga dos terminais.
A medida, que passa a vigorar a partir do mês que vem, foi estabelecida pela Receita Federal. Em abril, duas goianas foram presas na Alemanha após terem suas malas trocadas por bagagens contendo drogas.
Soma-se a isso o fato de que, nos últimos dois anos, a Polícia Federal chegou a prender mais de 100 funcionários terceirizados que trabalhavam em Guarulhos, a maioria por conta de tráfico de drogas.
Segundo os trabalhadores que protestam, eles foram obrigados a assinar um documento aceitando a restrição, apesar de não concordarem com a cláusula.
A preocupação que motivou o pedido de revisão da norma por parte dos colaboradores gira em torno da impossibilidade de se comunicar com familiares durante a jornada de trabalho, diante de eventuais cenários de emergência.
Em nota, a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, afirma que, por conta da paralisação, concomitante à greve de metrô e CPTM, “foi iniciada a operação em contingência conforme protocolo pré-definido”.
De acordo com o g1, os passageiros têm relatado que os protestos atrasaram a entrega de bagagens pela manhã.
Quanto aos voos, a Latam diz que aqueles com origem ou destino em Guarulhos poderiam sofrer atrasos ou cancelamentos. Já a Azul e a Gol afirmam que suas rotas não foram prejudicadas.
Desde o início da greve, as decolagens com destino a Guarulhos partindo de Brasília, Confins, Curitiba, Galeão e Santos Dumont, foram suspensas, conforme reporta o site Metrópoles.
Inaugurado em 1985, o Aeroporto de Guarulhos é o maior do Brasil e da América do Sul. O local recebe 50 milhões de passageiros todos os anos, com pelo menos 830 pousos e decolagens diárias.
Apenas nos dois primeiros meses deste ano, o aeroporto registrou 6,5 milhões de passageiros.