CLIENTES

Banco PAN adota plataforma da Elastic

Solução de monitoramento da jornada dos clientes foi implementada pela V8.Tech.

24 de julho de 2023 - 09:02
A solução permite que o Banco tenha uma resposta mais ágil. Foto: Divulgação

A solução permite que o Banco tenha uma resposta mais ágil. Foto: Divulgação

O Banco Pan, controlado pela BTG Pactual, adotou a plataforma de observabilidade da Elastic, empresa de soluções para busca empresarial, observabilidade e segurança, para monitorar a jornada de clientes no aplicativo do banco.

A implementação foi realizada pela V8.Tech e teve o objetivo de garantir a disponibilidade de acesso aos serviços de banking, crédito e consumo, além de melhorar a experiência dos usuários do app do banco.

A plataforma permite coletar e visualizar logs (registros de cada ação realizada dentro do aplicativo) quase em tempo real para otimizar a manutenção do aplicativo. 

Segundo o Banco Pan, a solução permite que o Banco tenha uma resposta mais ágil, garantindo uma "experiência mais fluida na plataforma".

“Monitorar a jornada dos nossos clientes é fundamental para diversas áreas do PAN. Olhamos para o todo, desde as áreas de desenvolvimento, até operação e sustentação. Qualquer instabilidade que possa impactar a navegação do cliente merece e é objeto da nossa atenção”, explica Edilson Albuquerque, superintendente de infraestrutura e nuvem do Banco Pan.

Com a plataforma, o Pan conseguiu centralizar os logs e criar um novo indicador para acompanhamento de transações financeiras dos cartões de crédito e débito dos clientes, o que trouxe mais clareza para a operação.

Além disso, todas as informações das operações feitas pelo aplicativo e relatadas pelos logs ficam visíveis para as áreas responsáveis a partir de painéis e relatórios, o que permite que o Banco cruze dados a partir de comportamentos, podendo utilizá-los para gerar ações proativas.

Conforme Otoniel Ribeiro, gerente executivo de Infraestrutura & Cloud do Banco Pan, com a solução, a empresa reduziu em 58% os custos com armazenamento de logs em nuvem e melhorou a experiência das equipes de desenvolvimento.

“Antes, havia uma gestão descentralizada de logs e isso dificultava o trabalho do nosso time de desenvolvedores. Agora, temos uma melhor gestão de observabilidade do aplicativo e com um gasto menor”, afirma Ribeiro.

Fundado em 2011, o Pan é controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. e pela Caixa Participações S.A. (CAIXAPAR), possuindo um patrimônio líquido de R$ 7,8 bilhões. 

Com 3,1 mil colaboradores, atua com foco em crédito consignado, financiamento de veículos usados e motos novas, além da conta corrente digital, cartões de crédito e venda de seguros. 

O Pan gere uma carteira de 25,2 milhões de clientes e está presente em todo o território nacional, operando com uma rede de 18 mil lojas e concessionárias parceiras e mais de 827 correspondentes bancários, além de mais de 60 pontos de atendimento próprios.

Fundada em 2012 e com atuação na América Latina desde 2017, a Elastic oferece três soluções para busca empresarial, observabilidade e segurança. 

A empresa tem sede em Mountain View, nos Estados Unidos, e conta com cerca de 3,1 mil funcionários em seu LinkedIn. Entre os clientes brasileiros, estão a Energisa, maior empresa privada de eletricidade do país, a Netshoes e a Globo. 

A V8.Tech atua no desenvolvimento e migração de aplicações, projetos DevOps, Big Data e Analytics, além de soluções de inteligência artificial.

Entre seus clientes, estão as empresas AEGEA, Banco Original, Rumo, Intervalor, Autopass, Fácil Assist e Banco Carrefour. 

Para 2023, a meta da V8 é alcançar R$ 500 milhões em vendas.