IA

Bia agora checa transações via Pix

Funcionalidade da assistente virtual do Bradesco já era utilizada para confirmar compras no cartão de crédito.

01 de agosto de 2023 - 15:56
Tecnologia foi lançada originalmente pelo banco em 2016 (Foto: Divulgação)

Tecnologia foi lançada originalmente pelo banco em 2016 (Foto: Divulgação)

A Bia, assistente virtual do Bradesco, ganhou uma nova funcionalidade que busca prevenir golpes e fraudes via Pix.

Agora, quando uma transação de pagamento instantâneo for retida para análise de segurança, a inteligência artificial irá contatar o cliente por WhatsApp para confirmar a legitimidade da operação.

Se o correntista reconhecer a transação, ela será liberada logo em seguida. Do contrário, o Pix será cancelado.

Este modelo de prevenção tem sido utilizado desde abril do ano passado dentro da instituição financeira para a confirmação de gastos com cartão de crédito. O banco estima que, desde então, mais de R$ 96 milhões em fraudes foram evitadas pela IA.

“Antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis, que vão desde o histórico e perfil, valor da transação, até a conta do beneficiado. A Bia se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança”, afirma José Gomes Fernandes, diretor de segurança corporativa do Bradesco.

Lançada em 2016 com recursos de tecnologia do Watson, da IBM, a Bia acumula mais de 2 bilhões de interações com clientes. 

A inteligência artificial também atua em demandas de atendimento, como consulta de saldo e extrato, envio de comprovantes de transações Pix no WhatsApp e Informe de Rendimento, entre outros serviços.

O Bradesco foi o primeiro cliente no Brasil do Watson, fazendo parte de um grupo de cerca de 10 pioneiros em todo o mundo. A maioria eram bancos, incluindo também o mexicano Banorte, a financeira sul-africana MMI, a espanhola Caixa e a multinacional francesa de farmacêutica Sanofi.