
Usuários se queixaram por não puder usar o app no iPhone
O app para iPhone Consumo, criado pelo gaúcho Felipe Kellermann, da empresa Nyvra, foi bloqueadopela operadora Vivo, segundo o programador. O software foi desenvolvido para facilitar o controle de gastos com o pacote de dados no aparelho.
Na prática, o app mostra informações das operadoras, permitindo controle do saldo de forma amigável e em base diária. Na fase de testes, ajudou a reduzir uma conta de telefone pela metade.
“Fomos simplesmente e silenciosamente bloqueados pela operadora Vivo”, escreveu Kellerman em nota.
Procurada pela reportagem do Baguete, a Vivo não se manifestou sobre o assunto.
Nova arquitetura
Na terça-feira passada, 18, Kellermann descobriu pelos usuários que o app fora bloqueado. Segundo o desenvolvedor alguns usuários famosos do App, como o músico Roger, da banda Ultraje a Rigor, escreveram e-mails perguntando o que tinha acontecido.
Aparentemente, diz Kellermann, a operadora “não gostou que havia um servidor intermediário interpretando os dados”, e acabou bloqueando o app.
Para resolver o problema, a arquitetura do programa foi modificada.
“Em resumo, criei uma nova tecnologia, específica para usar neste projeto. Um novo mecanismo para web scraping, que está dentro das regras da Apple, resolve totalmente o “problema de segurança” que eu imagino que tenha levado ao bloqueio da operadora Vivo”, informa Kellermann.
Na nova arquitetura, apenas aparelho e operadora estão envolvidos, o que permitirá o acesso aos dados.
App de sucesso
Apesar do trabalho para criar o Consumo 2.0, Kellerman diz que valeu apena. “Foi divertido. E agora ficará mais fácil de incluir novas operadoras”, disse.
A nova versão, ainda não disponível, está em avaliação pela Apple.
O app foi lançado em 12 de janeiro, fazendo grande sucesso, não só chegando aos aplicativos top da App Store mas causando lentidão nos servidores. O bloqueio teria se dado em 14 de janeiro.
Inicialmente, o Consumo funciona apenas para usuários da Vivo. Além dessa operadora, TIM, Claro e Oi vendem o iPhone no Brasil.
Atualmente, são cerca de 2,5 mil usuários do Consumo.