
Nicolas Gautier. Foto: Divulgação
A suíça Bolt Ventures AG, empresa de gestão de investimentos em startups, comprou a Mountain do Brasil, subsidiária da também suíça Mountain Partners.
Sediada em Luxemburgo e com escritório em São Paulo, a empresa adquirida é focada no investimento em empreendimentos de web no mercado brasileiro.
O valor da transação não foi divulgado.
Com a venda, a Mountain do Brasil passa a se chamar Bolt Ventures, e a compradora suíça assume projetos de investimento em andamento, como o Veduca, portal de educação com vídeo-aulas em português de universidades de todo o mundo no qual a subsidiária já havia aportado R$ 1,5 milhão.
A adquirida será comandada por Nicolas Gautier, fundador da Mountain do Brasil que também foi, nos idos de 2003, fundador da Bolt Ventures AG.
A aquisição muda um pouco o foco da investidora comprada, que abandona o aporte em empresas do modelo copycat (adaptação para o país ideias que funcionaram em outras regiões) e entra no investimento direto em startups focadas diretamente no Brasil.
A nova estratégia já começou a ser posta em prática, com a venda do Jánamesa, startup de pedidos de delivery online antes incubada na Mountain do Brasil, para a HelloFood, empresa do mesmo segmento que assumiu as operações.
No fim de 2012 a subsidiária da Mountain Partners havia anunciado meta de intensificar sua participação entre as startups do país, projetando novos investimentos de até R$ 1,5 milhão em cada nova companhia.
"Queremos fazer parte da construção de empresas de sucesso na internet brasileira, com chance de colocar o Brasil no mapa em uma escala global", afirmou Gautier, à época.