RETORNO

Bouças de volta na Blockbit

Fundador da Cipher volta a colocar a mão na massa em empresa de segurança.

12 de julho de 2023 - 04:41
Eduardo Bouças. Foto: Divulgação.

Eduardo Bouças. Foto: Divulgação.

Eduardo Bouças está de volta para o cargo de CEO da Blockbit, empresa de cibersegurança da qual foi um dos fundadores e liderou até 2019.

A Blockbit é uma uma joint-venture formada em 2016 por BNDES, fundo de investimentos DLM e a operação de integração de sistemas da Cipher, outra empresa do setor de segurança. 

Bouças foi um dos fundadores e CEO da Cipher, uma companhia de destaque no nicho que acabou comprada pela gigante de segurança Prosegur em 2019. Bouças liderou a nova área de cibersegurança da Prosegur até 2022. 

Em 2019, o empreendedor tinha passado para a presidência do conselho da Blockbit, que no meio tempo já teve dois CEOs diferentes.

(Cleber Ribas é agora CEO da 3Structure, uma integradora catarinense de soluções de segurança de diferentes fabricantes, incluindo a Blockbit).

“Estou muito feliz e animado com o meu retorno ao comando da Blockbit, uma empresa que fundei com sucesso e tem crescido bastante ao longo dos anos. Nessa nova fase, nossa meta é acelerar ainda mais nosso crescimento e fortalecer nossos pilares de negócio, em especial nossos produtos e parceiros”, afirma Bouças.

Em nota, a Blockbit fala em 3 mil clientes corporativos espalhados pelo mundo, com 1 milhão de ativos protegidos na ponta. 

Pelo menos, o número total de clientes não é diferente do divulgado em 2021, o que, junto com as trocas de CEO, pode indicar que a empresa não está crescendo tão rapidamente (também é possível que o número geral permaneça estável, que os contratos sejam maiores e que os CEOs tenham saído por outros motivos).

Bouças é em todo caso uma referência na área de segurança da informação no Brasil. Além de ter fundado a Cipher em 2000, o profissional também foi coordenador do grupo de segurança de sistemas da ABNT e atuou como membro do comitê global da ISO para normas de segurança da informação.

Hoje residente na Flórida, Bouças também fundou nos Estados Unidos a Votix, especialista em software para automação de drones, e é investidor na Bossa Concept e da Coolrated, empresas americanas de fashion tech.