IPO

Zenvia adota soluções de segurança com Service IT

Projeto envolveu plataformas da Veracode e da M3Corp no processo de adequação à Nasdaq.

27 de junho de 2023 - 13:44
Cássio Bobsin, CEO da Zenvia (Foto: Divulgação)

Cássio Bobsin, CEO da Zenvia (Foto: Divulgação)

A Zenvia, companhia de plataforma de comunicação e serviços móveis, adotou as soluções da Veracode, líder americana em serviços automatizados de proteção para aplicativos corporativos na nuvem, e da M3Corp, multinacional especializada em segurança da informação.

O projeto foi implantado pela Service IT, integradora de soluções e serviços de TI especializada em outsourcing e consultoria.

Segundo a Zenvia, o objetivo era implantar soluções e serviços de segurança que permitissem o desenvolvimento de software com validações de segurança no ciclo de vida de desenvolvimento de software (SLDC, na sigla em inglês). 

A companhia estava em processo de abertura de capital na Nasdaq, bolsa de valores norte-americana. Para atender aos termos de conformidade exigidos, realizou uma licitação na qual a Service IT foi escolhida. 

A integradora optou, então, pela plataforma unificada da Veracode. O projeto contemplou uma solução de teste de segurança para aplicações (AST, na sigla em inglês) para 300 licenças, com prazo de implementação de três anos.

"Com apenas um ano de trabalho, em tempo recorde, já tivemos boa parte do projeto implementado, via automação, utilizando o framework DevSecOps de segurança, desenvolvimento e operacional, gerando um número mínimo de atritos dentro de todos os passos", conta Daniel Kitzman, gestor do projeto da Veracode na Zenvia.

Já a M3Corp foi escolhida para verificação das demandas para a obtenção do ISO 27100, certificação de segurança da informação exigida como padrão para empresas que estão na Nasdaq.

Para implementar o projeto, foi necessário mapear as aplicações e habilitar uma arquitetura que as contemplasse, de forma a atender a complexidade dos códigos de linguagem da Zenvia. 

"O processo de implementação ocorreu como o esperado e, em menos de um ano, conseguimos resultados confiáveis e precisos de acordo com a necessidade de segurança que a Zenvia precisava", conta Nobélia Severo, gerente de contas da Service IT.

Hoje, a empresa conta com agendas recorrentes para a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software e acompanhamento de novas funcionalidades das soluções.

A Zenvia foi fundada em 2000, em Porto Alegre, por Cássio Bobsin, então um jovem de 20 e poucos anos, e levantou US$ 200 milhões na Nasdaq em julho de 2021. 

Hoje com mais de 14 mil clientes, a empresa fechou 2022 com uma receita líquida de R$ 756, milhões, alta de 23,6% frente ao ano anterior.

Fundada em 1995, a Service IT atua com marcas como AWS, Dell EMC, IBM, Oracle, Microsoft, Red Hat, ServiceNow, Veeam, Veritas e VMware, além das soluções de segurança Palo Alto, PhishX, Sophos, SonicWall, Symantec e Trend Micro.

A integradora tem atuação em toda a América Latina, com escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com mais de 400 profissionais. Hoje, conta com 400 clientes ativos e monitora mais de 12 mil ativos.