A CeBIT, maior feira mundial de tecnologia de informação e comunicação, abriu hoje seus portões ao público com um passeio da chanceler da Alemanha, Angela Merkel e do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, pelos pavilhões da exibição. O estado americano é tema do evento, realizado em Hannover, Alemanha, até domingo, dia 8.
Pelo sexto ano consecutivo, o Brasil foi destaque no primeiro dia da CeBIT, quando ocorre a cerimônia de premiação do iF Design Award, prêmio alemão tido como o mais importante do mercado europeu. Dezenove produtos brasileiros estão entre os 802 vencedores, de 38 países, do selo iF Product Design Award 2009.
O evento, que este ano conta com 4,3 mil expositores de 69 países, foi defendido pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, como uma grande oportunidade para as empresas em um momento de crise mundial.
“Vencedores olham para frente. Toda crise oferece oportunidades e a tecnologia tem papel de destaque na modernização do sistema de saúde, na luta contra a mudança climática e no desenvolvimento de automóveis movidos a energia limpa”, declarou ele.
A avaliação é a mesma do diretor-presidente da Softsul, José Antonio Antonioni. “A crise é o momento de aproveitar oportunidades e ocupar o espaço deixado pelos que não comparecem”, destacou ele, que coordena uma das missões empresariais gaúchas presentes à CeBIT.
Nesta edição, a Softsul leva à feira alemã oito companhias: cinco que participam de um estande coletivo de Software (Interact Solutions, Quality Software, Módulo, SCA Systema, Procempa e o consórcio Unacorp) e três no de Telecom (Digistar, Digitel SA e Datacom).
Outra missão presente ao evento é a Internacionaliza-RS, organizada pelo ESICenter Brasil. Deste grupo participam Interact Solutions, Grupo Conectt, Gad'Brivia, DBC, GVDasa, DBServer, Kenta, Digistar e CWI.
Abaixo, a lista completa das 19 empresas brasileiras premiadas na CeBIT.
*Maurício Renner cobre a CeBIT 2009 a convite da Unisinos, onde está localizado o ESICenter Brasil. As matérias são escritas em um minilaptop HP 2133 cedido pela HervalTech.