ESTREIA

Brasilieiro ganha bolsa de Peter Thiel

Felipe Meneses, 23 anos, estuda Ciência da Computação na prestigiada Stanford.

28 de maio de 2024 - 13:45
Felipe Meneses cofundador da Hyperplane. Foto: Linkedin/Arquivo Pessoal

Felipe Meneses cofundador da Hyperplane. Foto: Linkedin/Arquivo Pessoal

Felipe Meneses, um estudante de 23 anos matriculado na Ciência da Computaçao em Stanford, é o brasileiro primeiro escolhido como bolsista pela Thiel Fellowship, um programa bancado pelo bilionário Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal.

Meneses é CEO da Hyperplane, uma startup que usa inteligência artificial para ajudar bancos a processar dados e melhorar a experiência dos usuários.

O Thiel Fellowship é famoso por incentivar alunos das melhores universidades americanas a abandonar ou trancar seus estudos para empreender. O valor é de US$ 100 mil. 

O programa é de dois anos e envolve também orientação e suporte de uma rede de mentores, que inclui empreendedores experientes, investidores e outros profissionais de destaque.

Peter Thiel é considerado um dos investidores em startups mais experientes e bem-sucedidas do Vale do Silício. Foi um dos primeiros a apostar no Facebook, ainda em seus primórdios, e hoje a empresa - como Meta - é avaliada em US$1,2 trilhão. Outras investidas incluem Airbnb, LinkedIn, Spotify e Palantir.

Meneses cursava ciência da computação na Universidade de Stanford, berço dos maiores e mais bem-sucedidos empreendedores do Vale do Silício, como Elon Musk e Larry Page, cofundador do Google.

Ainda na juventude, Felipe se destacou em matemática, participando de um programa de desenvolvimento acadêmico e estudando matemática universitária. Aos 14 anos, destacou-se na Olimpíada Brasileira de Matemática e foi convidado para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma referência internacional na área.