Casa digital 17% mais barata no Brasil

Um estudo realizado pela Marco Consultora mostra que o brasileiro precisa de 7,9 salários médios para adquirir a cesta de produtos tecnológicos que compõe a chamada "casa digital", cujo valor fica, atualmente, em US$ 7.049 no país - 17% mais barato do que o custo avaliado pela consultoria em maio deste ano.
 

13 de dezembro de 2010 - 11:47

Um estudo realizado pela Marco Consultora mostra que o brasileiro precisa de 7,9 salários médios para adquirir a cesta de produtos tecnológicos que compõe a chamada "casa digital", cujo valor fica, atualmente, em US$ 7.049 no país - 17% mais barato do que o custo avaliado pela consultoria em maio deste ano.
 
Os resultados fazem parte da 8° edição da pesquisa "Índice Casa Digital", realizada durante o mês de novembro de 2010. Entre os cinco países da América Latina analisados (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México), o Brasil é o terceiro país com melhor acesso à cesta digital, composta por TV LCD, câmera digital, home theater, reprodutor Blu-ray, smartphone, notebook, netbook e videogame.

"Apesar de ser o país em que os preços dos produtos são os mais altos, o Brasil também apresenta o salário médio mais caro da região. A redução do valor da cesta da casa digital reflete o aumento real do salário do brasileiro, de 6,5% no ano, além de uma constante valorização do real perante o dólar, que em conjunto, são utilizados pela maior parte das empresas de eletrônicos para definir seus preços de vendas" analisa Henrique de Campos Junior, consultor sênior da Marco Consultora e responsável pela pesquisa no Brasil.

Ainda no país, o custo da cesta permanece decrescente desde agosto 2009, quando o consumidor nacional precisava de 10,1 salários para comprar os artigos.

O salário de comparação usado no estudo é de R$ 1.515, renda média do brasileiro de acordo com o IBGE.

Apesar da ampliação do acesso do brasileiro à casa digital, o Chile é o líder, segundo o estudo, neste quesito. Por lá, de maio a novembro de 2010 a quantidade de salários necessários para adquirir os produtos da cesta baixou 34%, passando de 8,02 para 5,32 salários.

A Colômbia também registrou melhora no acesso à casa digital, passando de 10,30 para 7,05 salários médios - uma diminuição de 32% no custo.

A Marco Consultora atua com escritórios na Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai e Paraguai. Ao todo, são mais de 1,7 mil profissionais trabalhando em levantamentos e ações de marketing sob demanda para clientes como Microsoft, Intel, Samsung, Nokia, Lexmark e Toshiba.