QUALIDADE

Celepar: MPS-SW e nova cultura de sistemas

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná envolveu 360 profissionais de desenvolvimento no projeto.

26 de junho de 2013 - 18:29
Estatal de TI do Paraná se certifica no modelo de qualidade de software. Foto: divulgação.

Estatal de TI do Paraná se certifica no modelo de qualidade de software. Foto: divulgação.

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) acaba de alcançar o MPS.SW nível G.

A estatal, que afirma ser a mais antiga empresa de governo na área de TIC do país, somou-se às demais 465 que já possuem a certificação no modelo de qualidade brasileiro para a área de software.

A Celepar iniciou o projeto para atingir o MPS.SW ainda em 2011, quando lançou o Programa de Melhoria de Qualidade de Software, envolvendo os 360 funcionários de sua área de Desenvolvimento de Sistemas.

“Foram submetidos à avaliação todos os 27 projetos em andamento, que envolvem mais de 150 profissionais da área”, conta Cristina Filipak Machado, gerente de Inovação Tecnológica da estatal paranaense.

O projeto também envolveu treinamentos e investimento em infraestrutura, configuração de ferramentas e mentoring na área de processos.

“Geramos uma mudança cultural na organização”, explica Cristina.

Um esforço que, segundo Danilo Scalet, diretor de TIC da empresa, poderá se tornar referência para as instituições públicas nacionais.

“Isso principalmente em razão da abrangência do trabalho, que contemplou toda a área de desenvolvimento. Além disso, a Celepar desenvolve soluções inovadoras muitas vezes reproduzidas em outros estados brasileiros”, comenta o diretor.

O gerente de Qualidade da Softex, Nelson Franco, lembra que é grande o número de organizações públicas que têm avaliações MPS de Software.

O grupo inclui CEF, Prodam-SP, Prodemge, Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro e Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarin, entre vários outros.