ATRASO NA 3G

Chaia deixa presidência da Nextel Brasil


20 de novembro de 2012 - 11:14
Sergio Chaia. Derrubado pelo atraso na 3G? Foto: divulgação

Sergio Chaia. Derrubado pelo atraso na 3G? Foto: divulgação

Sergio Chaia não é mais o presidente da Nextel no Brasil.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, 19, a controladora da empresa, NII Holdings, informou a saída dele, sem informar um novo ocupante para o cargo.

No começo deste mês, a NII havia admitido a perda de clientes e atraso no início da oferta do serviço 3G.

O próprio Chaia havia comentado o assunto, em um encontro com a imprensa, em agosto, quando declarou que se a operadora fizesse sua oferta de serviço 3G “igual aos outros”, iria “dançar, e bonito".

O projeto, previsto para o segundo semestre deste ano, atrasou e não há nova data oficial para ativação.

Mesmo com o atraso, Chaia e o vice-presidente Comercial da Nextel, Alfredo Ferrari, visitaram o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em setembro e afirmaram o cumprimento das primeiras metas de cobertura previstas no leilão da Banda H.

Entre as metas estava a obrigação de ter infraestrutura em pelo menos metades das capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

A Nextel adquiriu 11 dos 13 lotes da banda H, investindo R$ 1,3 bilhão na compra de licenças.

A saída de Chaia indica a visão da operadora sobre a necessidade de mudanças em direção à ampliação da rentabilidade, já que vem perdendo mercado, segundo admitiu a NII Holdings na divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre deste ano.

No Brasil, onde tem mais da metade de sua receita na América Latina, a controladora perdeu 53 mil usuários em setembro passado, número que chega a 85 mil na soma do trimestre.

"Decidimos avançar em uma nova direção para garantir a Nextel Brasil é capaz de executar em suas metas e entregar resultados", afirma Steve Dussek, diretor executivo da NII Holdings.

A busca da nova direção inclui, segundo divulgado oficialmente pela controladora da Nextel, uma ida ao mercado para encontrar um novo presidente para a operação brasileira.

Chaia era CEO da Nextel desde 2006.

Antes disso, foi CEO da Sodexho Pass Brasil, além de atuar em cargos gerenciais da PepsiCo e Pfizer.