LIVROS

Cia das Letras tem roll out SAP

Projeto de implementação de ERP na maior editora do Brasil é da Softtek.

14 de dezembro de 2022 - 09:54
Companhia das Letras é uma gigante do mercado editorial brasileiro. Foto: Divulgação.

Companhia das Letras é uma gigante do mercado editorial brasileiro. Foto: Divulgação.

A Companhia das Letras, a maior editora do Brasil, adotou o sistema de gestão ECC da SAP, em um projeto entregue pela multinacional mexicana Softtek.

O projeto foi uma extensão para o Brasil do ERP já usado pela Penguin Random House, editora britânica que assumiu o controle da Companhia das Letras em 2018. É o que se conhece no jargão de tecnologia como um “roll out”.

Iniciado em meados de 2021, o projeto foi executado de forma 100% remota e concluído em junho de 2022.

O objetivo principal era usar o padrão SAP o máximo possível, trazendo para o Brasil as customizações existentes da Penguin Random House para processos editoriais já desenvolvidas para outros países.

Por outra parte, a implementação também tinha que atender aos requisitos brasileiros específicos de localização para soluções SAP, o que normalmente significa atender os requisitos tributários complexos do país.

Além disso, a Softtek também precisou desenvolver módulos específicos e customizados para o mercado editorial nacional, como o de venda de livros e gestão de contratos para autores, agentes e editores, não ofertados pela SAP.

“Realizamos uma implantação de sucesso, faturando desde o primeiro dia, gerenciando riscos, impactos e problemas de forma adequada até a estabilização dos processos de negócios e das tecnologias envolvidas”, comenta Paulo Vieira, diretor de TI da Companhia Das Letras.

Fundada em 1986, a Companhia das Letras tem 300 funcionários e um centro de distribuição em Guarulhos, São Paulo.

A empresa consolidou o mercado nacional de editoras, comprando concorrentes menores como a Objetiva, em 2016, ou a Zahar, em 2019. 

Desde 2011, a editora já tinha uma participação de 45% da Penguin, uma das mais conceituadas do mundo no segmento.

Em 2018, o controle passou para a nova Penguin Random House (resultado de uma fusão da Penguin com outra editora de peso), que hoje tem 75% de participação.

A PRH engloba 17 editoras, em torno de 300 selos editoriais com mais de 15 mil novas publicações e mais de 600 milhões de livros vendidos por ano.

Em 2020, a Penguin Random House, por sua vez, foi adquirida pelo conglomerado de mídia alemão Bertelsmann, dono de canais de televisão, editoras e veículos de imprensa, com um faturamento de € 18,3 bilhões em 2021.

No mercado desde 1982, a Softtek é uma das maiores empresas latino-americanas de tecnologia, com presença em 20 países e 15 mil funcionários. No Brasil, a empresa possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.