INFRAESTRUTURA

Cindapa migra dados para nuvem da Adentro

Grupo gaúcho visava garantir mais disponibilidade, segurança e escalabilidade nas operações.

09 de fevereiro de 2026 - 17:16
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Cindapa, grupo gaúcho de segurança privada e inteligência em serviços de proteção, migrou mais de 80% dos seus dados para a nuvem privada da Adentro, porto-alegrense especializada no serviço.

De acordo com a companhia, o objetivo era manter-se à frente no mercado e garantir mais disponibilidade, segurança e escalabilidade nas operações, uma vez que o Cindapa trabalha com informações que não podem ser vazadas.

Como a essência do trabalho da empresa é funcionar 24 horas por dia, o projeto foi planejado para que não houvesse riscos desnecessários, como a indisponibilidade do sistema, e nenhum problema durante a migração. 

“A execução em si foi a parte mais tranquila, pois já estávamos bastante alinhados. Não sentimos impacto, não houve lentidão, não travou e mantivemos o mesmo padrão. Finalizamos a migração em outubro do ano passado e estamos bem contentes. Não só com o trabalho, mas com o suporte que temos recebido desde então”, avalia Robson Cardoso, gerente de TI do Cindapa.

Conforme relata o executivo, agora o Cindapa consegue subir informações e imagens para a nuvem sem perder a conexão com o cliente, sem perder o VPN e sem acessos externos.

Para os próximos passos, Cardoso prevê a possibilidade de mudar para o data center da Adentro em São Paulo.

Desde 1991 no mercado, o Grupo Cindapa faz a segurança de empresas e clientes particulares em mais de 250 municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Com escritórios em 12 municípios no estado e mais de 17 mil clientes atendidos, a organização apareceu por cinco anos consecutivos como uma das cinco companhias de vigilância mais lembradas e preferidas pelo público no Rio Grande do Sul.

Além do Grupo Cindapa, a Adentro tem um portfólio com mais de 1,8 mil clientes atendidos, com marcas de renome como Fruki, Sport Club Internacional, Auxiliadora Predial, Faculdades QI, Emater e Sulgás.

Fundada em 2012, a empresa gaúcha está presente em três data centers no país, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.