
Willian Pimentel. Foto: divulgação.
A Citrix, multinacional conhecida por suas soluções de virtualização, anunciou uma reestruturação de seu programa de canais no país, de olho em acelerar seus negócios na área de redes, assim como outras verticais como nuvem e mobilidade.
Com cerca de 120 canais no país, a empresa adicionou novas integradoras especializadas em redes para compor seu ecossistema. No Brasil, a iniciativa da empresa começou no início do ano, com ações no Sudeste e Nordeste. Recentemente, a marca avançou na região Sul, trazendo para sua carteira de parceiros as gaúchas Tdec e Teletex.
Para William Pimentel, diretor de canais da Citrix no país, o novo desenho do ecossistema nacional de parceiros segue um kickoff feito globalmente pela companhia, focando em quatro pilares principais para suas ofertas.
"Além da organização por camadas, agora classificamos nossas ofertas e especializações em quatro pilares de negócios, que são de virtualização, nuvem, networking e mobilidade", afirmou o executivo.
De acordo com o diretor, o programa já está acelerado no país, com cerca de 80% de seus canais gerenciados já em estágio avançado de suas certificações em networking. Para o executivo, o novo programa servirá como uma abertura interessante para novos parceiros e canais menores espalhados pelo país.
Antes da nova estruturação, a multinacional contava com um sistema que separava seus parceiros nas categorias partner, gold, platinum e global, categorizados por volume de negócios e grau geral de certificação.
Para Pimentel, agora canais de menor porte, porém com maior especialização em certas soluções poderão ganhar em competitividade. O plano da Citrix é fornecer o apoio adequado para o ecossistema, trabalhando leads em parceiros de portes variados através de um programa de recompensas.
O novo programa, chamado de Citrix Solution Advisor (CSA), deve oferecer praticamente 9 mil Citrix Solution Advisors no mundo inteiro, um sistema simplificado de certificação, metas de receita ajustadas e novos benefícios e incentivos incrementais.
"Por este meio, até mesmo um parceiro menor pode ser o mais adequado para um projeto específico de rede em um de nossos clientes. É uma boa oportunidade de crescimento para estes canais. Além disso, o cliente consegue uma segurança maior na escolha da integradora", avalia o executivo.
Com receita anual de US$ 2,9 bilhões em 2013, as soluções da Citrix são usadas em mais de 330 mil organizações e por mais de 100 milhões de usuários globais. A empresa não divulga resultados por país.