KONKERO

Classe C é alvo de consultoria online

Dificuldade da classe C em administrar contas do dia a dia e fazer planos que envolvem alto investimento inspira startup.

19 de novembro de 2012 - 15:43
Guilherme de Almeida Prado, diretor-geral da Konkero.

Guilherme de Almeida Prado, diretor-geral da Konkero.

A dificuldade de muitas pessoas da classe C em administrar contas do dia a dia e fazer planos que envolvem alto investimento inspirou a criação de uma startup voltada à assessoria financeira, a Konkero.

O serviço foi aberto ao público no início do mês de novembro e pretende oferecer dicas para os consumidores gastarem melhor.

A ideia é de Guilherme de Almeida Prado, diretor-geral da Konkero, que buscava criar algo que tivesse impacto social. Ele tem graduação e mestrado em Administração de Empresas pela FGV e foi um dos fundadores da agência de promoções e eventos Plano1.

Conforme o IBGE, o Brasil possui 115 milhões de pessoas com renda familiar entre R$ 681 e R$ 3.400 por mês – o público-alvo do site.

Prado acredita que a assessoria pode ajudar os usuários a crescerem como consumidores.

“Muita gente tem vontade de organizar as finanças, mas é um assunto chato. Queremos mostrar o impacto dos juros, por exemplo, e deixar o usuário livre para decidir que caminho trilhar”, afirma.

O tema é chato, mas importante. De acordo com estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), no Brasil os juros no cartão de crédito chegam a 323,14%, a maior porcentagem entre seis países pesquisados na América Latina.

Na plataforma online, a Konkero (“conquista” em esperanto) foi lançada com oito metas iniciais que podem ser trilhadas pelos usuários: comprar uma casa, comprar um carro, fazer faculdade, pagar dívidas, aprender outro idioma, viajar, gastar melhor e ganhar mais.

Após fazer um cadastro e escolher a tarefa que quer realizar, o usuário começa a trilhar um passo a passo de como alcançar esse objetivo. Nesse processo, o site oferece informações em formato de vídeos, infográficos e textos.

Nas etapas, é possível ver simulações de como e quanto se pode reduzir gastos mensais.

“De acordo com o feedback que tivermos dos usuários poderemos adicionar novas conquistas”, explica Prado.

Para colocar o serviço em prática o diretor-geral diz que testou as dicas com amigos que aprovaram o conteúdo e notaram mudanças na economia doméstica.

A Konkero tem a meta é atingir 500 mil usuários em um ano. Em 2012, a startup está operando com recursos próprios. Conforme Prado foram investidos R$ 500 mil na primeira fase, na qual a empresa deu a largada com seis colaboradores.

Para 2013, a empresa projeta um faturamento de R$ 2 milhões captados de anúncios, patrocínios e venda de assinaturas de serviços premium.