Classes C e D são 50% dos internautas de locais públicos

Do total de brasileiros com 10 anos ou mais nas nove principais regiões metropolitanas do país, 10% usam locais públicos pagos e 4% locais públicos gratuitos para navegar na Internet. Entre os internautas, os percentuais são maiores: 35% e 13%, respectivamente. Os dados são da pesquisa Internet Pública, divulgada nesta segunda-feira, 09, pelo Ibope//NetRatings.
09 de outubro de 2006 - 13:43
Do total de brasileiros com 10 anos ou mais nas nove principais regiões metropolitanas do país, 10% usam locais públicos pagos e 4% locais públicos gratuitos para navegar na Internet. Entre os internautas, os percentuais são maiores: 35% e 13%, respectivamente. Os dados são da pesquisa Internet Pública, divulgada nesta segunda-feira, 09, pelo Ibope//NetRatings.

Para realizar o estudo, o instituto entrevistou 16.051 pessoas, distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Distrito Federal. Na classe A, 79% dos respondentes acessam a web: 13% utilizam locais públicos pagos e 5% usam espaços gratuitos. Na classe B, 52% dos indivíduos navegam, sendo que 29% em ciber cafés, lan houses e lugares afins, e 9% em centros públicos. Na classe C, 22% das pessoas usam a rede mundial de computadores, com 47% delas utilizando estabelecimentos de conexão paga e 19% de navegação grátis.

Na classe DE, a penetração da Internet é de 10%. Destes, 61% navegam em locais públicos pagos e 28% em espaços gratuitos. Entre os que na navegam na web entre uma e duas vezes por semana, considerando-se todas as classes sociais, os que utilizam centros públicos de acesso o fazem para fins escolares em 33% dos casos. Já nas lan houses, as atividades mais freqüentes são ligadas a relacionamento interpessoal, segundo 61% das respostas. Destes, 39% participam de sites de relacionamento como o Orkut, 29% enviam mensagens instantâneas e 24% participam de chats.