INFRAESTRUTURA

Cocred cria data center de R$ 2 milhões com LCS


13 de julho de 2012 - 10:23

A Sicoob Cocred - Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e Empresários do Interior Paulista investiu cerca de R$ 2 milhões na renovação de sua infraestrutura tecnológica, com a criação de um data center próprio.

Antes do projeto, conduzido pela integradora LCS, a companhia compartilhava o data center com a Cooperativa de Produção, mas as demandas passaram a requerer mais autonomia e capacidade.

Para supri-las, o data center próprio conta com soluções IBM (Blade Center H, Tape Library TS3100, Storage IBM DS3524, TSM), Microsoft (Wsus, System Center, SQL Server, Sharepoint, Windows 7 Enterprise, Office 2010 Professional Plus, TMG, Forefront Endpoint Protection, Lync) e virtualização XenServer, da Citrix.

A Sicoob Cocred é uma instituição financeira e, devido a regras específicas de seu setor, passa por auditorias internas e externas baseadas em leis e regulamentos de órgãos do Sistema Cooperativo do Brasil e Banco Central, entre outros.

De acordo com Alex lima, gerente de TI da Sicoob Cocred, antes de adquirir o próprio data center, a instituição enfrentava problemas de escalabilidade, disponibilidade e continuidade das operações.

Com a implantação do projeto, a cooperativa já contabiliza resultados como a conquista da nota máxima de classificação de Rating Riskcoop.

“Somos A3, que é grau de segurança, considerando aspectos estruturais, de gestão, operacionais e de suporte”, afirma Lima. “Além disso, temos aplicações rodando mais rápido, menor índice de paralisação, alta disponibilidade e segurança no armazenamento das informações, dentre outros”, completa.

Para garantir a disponibilidade, a nova infraestrutura de TI foi replicada em dois sites.

O principal fica nas dependências da matriz da Sicoob Cocred e o de contingência, em uma sala alocada no prédio da Cooperativa de Produção.

Ambos são equipados com nobreaks, sistema de detecção e extinção de incêndio, controle de acesso biométrico, resfriamento com práticas de green IT e geradores de energia capazes de suprir a demanda elétrica total dos equipamentos em caso de pane na rede principal.

A LCS, integradora responsável pelo projeto, oferece soluções de cloud computing, virtualização e data center, contando com oito escritórios em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba, Goiânia, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Fort Lauderdale, na Flórida.

A integradora tem parceria com Citrix, Microsoft, IBM, Symantec, Wyse Tecnology, Cisco, Flexera e AppSense.

Já a Cocred é uma cooperativa de
crédito e atende ao setor agropecuário, profissionais ligados à área de saúde, engenheiros agrônomos e agrícolas, veterinários e zootécnicos, além de micro e pequenas empresas.

O portfólio inclui abertura de contas corrente e poupanças, linhas de crédito, aplicações (investimentos), entre outras soluções.