O aumento número de usuários de Internet banda larga e o desenvolvimento na qualidade e velocidade deste serviço impulsionarão o crescimento do mercado de conteúdo pago na América Latina. É a conclusão de um estudo realizado pela Frost & Sullivan, que prevê um crescimento de 168% no segmento até 2011. Neste ano, o mercado deve movimentar US$ 234,5 milhões de receita na região. Foram considerados os segmentos de vídeo, música, jogos, notícias, investimentos e outros como educação, e-cards e turismo.
A consultoria apontou também o potencial de sites focados em um só tipo de conteúdo frente aos grandes portais. “Conforme os usuários se tornam mais maduros com relação à navegação na rede, eles tendem a buscar por dados e informações mais especializadas que atendam melhor às suas necessidades", explica Marcelo Kawanami, analista de pesquisa da F&S.
Kawanami alerta para a necessidade de superar algumas barreiras para chegar ao cenário. Entre elas, a necessidade de convencer os usuários a pagar por qualidade e segurança, além da concorrência com as inúmeras opções gratuitas e ilegais.