BLACK FRIDAY

Copa do Mundo: compras on-line caem 46%

Horas antes do Brasil entrar em campo, as vendas on-line caíram quase pela metade.

25 de novembro de 2022 - 12:23
No primeiro jogo, a seleção brasileira ganhou de 2x0 contra a Sérvia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

No primeiro jogo, a seleção brasileira ganhou de 2x0 contra a Sérvia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nas três horas que antecederam o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, as vendas on-line no país caíram cerca de 46%.

É o que revela uma pesquisa da Linx, líder em software de gestão para o varejo, que analisou uma base de mais de 2,8 mil varejistas e marketplaces. 

Durante o jogo, porém, o desempenho das vendas aumentou em 31%, mantendo o movimento até a partida acabar.

A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 25, é um dos dias com mais promoções em vendas digitais. 

Na última quarta-feira, 23, as vendas aumentaram 168%, registrando um crescimento de 31% no número de pedidos e resultando em um valor transacionado 168% superior em comparação ao mesmo dia do mês de outubro. 

Já em relação a mesma data de 2021 e 2019, o volume de pedidos feitos on-line e retirados em loja aumentou 46,8% e 65,6%, respectivamente.

Segundo a Linx, o modelo de retirada em loja já representa 22,8% dos pedidos da Black Friday, dispensando o custo de frete e tornando o deslocamento mais rápido.

Desta segunda-feira, 21, à quarta-feira, mais de 48 milhões de páginas de busca foram exibidas no comércio eletrônico, superando em 339% a média de 2022 até outubro.

A empresa divulgou que os segmentos em destaque por volume de buscas na última quarta-feira foram: eletrodomésticos, móveis, celular/smartphone e beleza, com os termos mais procurados sendo geladeira, guarda-roupa casal, iPhone 11 e hidratante facial. 

A Linx está presente em cerca de 117 mil lojas, o que representa 45,6% de market share do mercado varejista. No total, são mais de 4 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 20 filiais pelo Brasil e cinco países da América.

Em junho deste ano, a empresa anunciou a aquisição da Plugg.to, hub especializado em integrações entre plataformas de lojas virtuais, ERPs, fornecedores e marketplaces. 

Com a transação, Linx e Plugg.to vão somar mais de 8,4 milhões de produtos, distribuídos em mais de 2,2 mil marcas de 16 segmentos diferentes em suas plataformas de marketplace.