MIGRAÇÃO

Cotrijal vai de Oracle 11g com Advanced

Com solução, cooperativa passou de um ambiente com um servidor de banco de dados para uma configuração com três máquinas.

06 de novembro de 2013 - 10:45
Cotrijal migra para Oracle 11g. Foto: divulgação.

Cotrijal migra para Oracle 11g. Foto: divulgação.

A Cotrijal, cooperativa agropecuária e industrial localizada no interior do Rio Grande do Sul, migrou seu banco de dados para Oracle 11g R2 com Data Guard, com o apoio da Advanced IT.

Com a solução, que inclui licenciamento de produtos Oracle e serviços da Advanced, a Cotrijal passou de um ambiente com um servidor de banco de dados para uma configuração com três máquinas, sendo uma de produção, outra de desenvolvimento/homologação e outra de contingência.

O upgrade trouxe níveis de segurança elevados e maior disponibilidade, com espaço para armazenamento e a contingência, que garante a continuidade dos serviços via Oracle Data Guard. O projeto teve duração de 3 semanas e encerrou-se em agosto.

De acordo com a Cotrijal, a nova aplicação aperfeiçoou o tempo de resposta em tarefas como carga de dados, processamento de relatórios e criação de objetos na base de dados, tais como, Materialized View e de tabelas.

Processos como a geração de balancete da companhia, que antes demorava 11 minutos, passou a ser concluído em 3 minutos após a migração, uma economia de 72% no tempo da tarefa. Outros processos do ambiente, como rotinas contábeis, tiveram aumentos de performance de até 87%.

Além das melhorias apontadas, o projeto de contingência e migração de banco de dados contribuiu para a modernização do ambiente de banco de dados da Cotrijal, que utiliza o sistema operacional Solaris 11.

Segundo Quirino D'Agostin, gestor de TI da cooperativa, o processo de migração de data center coincidiu com a migração do servidor de produção da empresa.

"O trabalho se desenvolveu conforme planejado e dentro da data que havíamos definido, foi feita a migração. A parceria com a Advanced IT tem nos dado muita tranquilidade na execução dos processos que envolvem ferramentas da Oracle." afirma D'Agostin.

Fundada em 1957 por produtores rurais em Não-Me-Toque, a Cotrijal dá suporte aos agricultores e suas comunidades promovendo acesso à informação e tecnologia.

Com uma área de atuação que compreende 14 municípios do interior do Rio Grande do Sul, as principais unidades estratégicas de negócio da Cotrijal são a de grãos e de produção animal.