.jpg?w=730)
Andy Rubin, fundador do Android.
Andy Rubin, o fundador do Android, está deixando o Google. Rubin foi o encarregado da divisão móvel até 2013, e ajudou a transformar o Android, que começou como uma pequena plataforma de código aberto, no maior sistema operacional móvel do mundo.
Atualmente, Rubin estava encabeçando a nova divisão de robótica do Google. Ele estava na empresa desde 2005, quando o Google adquiriu sua startup Android.
O próximo passo do executivo está começando com uma incubadora de startups interessadas na construção de hardware, segundo o Wall Street Journal.
Um porta-voz do Google disse ao site americano que a empresa continua empenhada em robótica e vai continuar a investir no setor.
James Kuffner, um pesquisador do grupo de robótica do Google, substituirá Rubin como chefe da unidade.
De acordo com o WSJ, Rubin tem o espírito empreendedor e gosta de comandar suas equipes, e estava enfrentando restrições em suas atividades no Google. Um porta-voz do Google se recusou a comentar sobre o porquê Rubin deixou a empresa.
Rubin disse que " não tem problemas com independência" no Google e que saiu porque queria fazer algo novo.
"Larry Page, CEO do Google, permitiu que a divisão de robótica fosse exatamente do jeito que eu queria, e fizemos um grande progresso no nosso primeiro ano", escreveu Rubin em um e-mail ao WSJ.