
Dataprev é uma das grandes estatais de TI do governo. Foto: Divulgação/Dataprev.
A Dataprev contratou a Oracle para fornecer uma solução de computação em nuvem, a ser instalada dentro dos data centers da estatal de tecnologia, que tem entre seus principais clientes a Previdência Social.
A informação é do site brasiliense Convergência Digital, que não chega a trazer detalhes sobre o valor ou a duração do contrato.
A chave do assunto é que a Dataprev achou um jeito de seguir contratando infraestrutura de uma multinacional, ao mesmo tempo em que cumpre os requisitos a nova estratégia de “nuvem soberana” do governo federal, que prevê o fim da contratação de serviços de nuvem pública.
O modelo Dedicated Region Cloud@Customer compreende, além da infraestrutura, todos os serviços de nuvem da Oracle para implantação em um ou mais locais físicos escolhidos pelo cliente.
As soluções de nuvem da Dataprev incorporam recursos para oferecer serviços de infraestrutura (IaaS), plataforma (PaaS), software (SaaS), Inteligência Artificial (IA), entre outros.
Os data centers da Dataprev estão localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília, todos com certificação internacional Tier III, que atesta alta disponibilidade.
O contrato com a Oracle é a segunda parceria na estratégia de nuvem da empresa. A primeira foi fechada com a Huawei, em junho, e estão em curso negociações com outros fornecedores.
FIM DA VAZAPREV?
A Dataprev está passando por um período de reconstrução, visando deixar para trás os problemas de tecnologia que deram para a empresa o apelido de “Vazaprev” dentro do Ministério da Previdência.
Em abril, a empresa fez alguns movimentos para conseguir um empréstimo de R$ 250 milhões para fazer um upgrade interno.
Não se sabe que fim teve a busca.
A ideia é usar o dinheiro para corrigir falhas nos sistemas que têm prejudicado o acesso de beneficiários a pedidos de aposentadoria e outros auxílios, como o seguro desemprego.