NUVEM

Dibra migra SAP para OCI

Projeto da Service IT reduziu custos em 28% e aumentou o processamento de respostas em 50%.

07 de janeiro de 2025 - 15:15
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Dias Branco Administração e Participações (Dibra), holding cearense de empresas familiares, migrou o seu sistema SAP para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) com a Service IT, especializada em consultoria nas áreas de TI, cibersegurança e outsourcing. 

Até então, a Dibra enfrentava desafios como altos custos com atualizações e licenças de software, além de um tempo de resposta a chamados que comprometia a agilidade dos seus serviços.

Para resolver esses problemas, a Service IT migrou todo o workload de desenvolvimento, homologação e produção dos bancos de dados que suportam o sistema SAP. A atualização incluiu a transição dos bancos de dados Oracle da versão 11g para a 19c.

Segundo a companhia, o objetivo é preparar o ambiente para enfrentar os desafios de manutenção e crescimento da organização. Caso a demanda de suas aplicações aumente, a empresa poderá ajustar seus bancos de dados com apenas alguns cliques.

Além disso, a migração resultou numa redução de 28% nos custos relacionados a software, bem como melhorias significativas em resiliência, desempenho e segurança para o grupo.

A consultoria destaca que a economia foi alcançada através da implementação de soluções mais eficientes e personalizadas, que eliminaram a necessidade de licenças desnecessárias e otimizaram o uso dos recursos existentes. 

No processamento de dados, a empresa conseguiu aumentar em 50% o nível de processamento, reduzindo o tempo de resposta a chamados de seis para duas horas.

De acordo com Tagory Torres, gerente de TI da Dibra, o projeto teve resultados rápidos devido à estratégia de implementação faseada. 

“A experiência técnica da Service IT e as melhores práticas recomendadas pela consultoria foram incorporadas, permitindo maximizar os benefícios da nova tecnologia. A migração ocorreu sem impacto nas operações do grupo, destacando-se pela ausência de indisponibilidade nos sistemas, o que garantiu a continuidade das atividades sem interrupções”, conta Torres.

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing, cibersegurança, cloud e consultoria. A empresa está presente no Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos, atendendo toda a América Latina.

Com mais de 12 mil ativos monitorados, a companhia conta com 700 colaboradores e 400 clientes ativos. Entre eles, estão nomes como Leroy Merlin, Lojas Marabraz e Correios.

A Dias Branco é uma holding de capital fechado que atua como um centro de serviços compartilhados para as empresas desta família em diversos segmentos da economia, como hotelaria, construção civil e portuário.

Com sede em Itaitinga, no Ceará, suas operações contemplam 27 CNPJs, além de pessoas físicas, e quase 500 colaboradores.