CARDS

Elon Musk, o novo Speaker of the House?

Republicanos consideram nomear bilionário para a presidência da Câmara de Deputados.

20 de dezembro de 2024 - 11:42
Elon Musk está em todas. Foto: Depositphotos.

Elon Musk está em todas. Foto: Depositphotos.

Elon Musk, bilionário dono do X e outras empresas, está sendo considerado por algumas figuras importantes dentro do Partido Republicano para ser o novo Speaker of the House, o cargo equivalente nos Estados Unidos ao de presidente da Câmara de Deputados.

Pode parecer estranho, mas nos Estados Unidos o presidente da Câmara de Deputados não precisa ser ele mesmo um político eleito, como acontece no Brasil e na maioria dos países. 

O Speaker of the House é eleito por maioria simples em votação aberta dos 435 membros da chamada Câmara dos Representantes, na qual o Partido Republicano tem hoje maioria. 

Até hoje, o cargo sempre foi para um deputado, mas são tempos inusitados nos Estados Unidos, nos quais a influência de Musk parece não conhecer limites. 

A ideia de eleger Musk como Speaker veio inicialmente do senador Rand Paul, conhecido por posições políticas libertárias que poderiam ser consideradas afins às do dono do X. Depois, alguns outros nomes embarcaram na idéia. 

Paul fez a sugestão depois de Musk liderar uma mobilização para barrar a votação de um projeto de lei para o orçamento americano com apoio bipartidário e uma grande previsão de gastos do governo. 

Algumas figuras do Partido Republicano consideram o projeto uma traição ao presidente eleito Donald Trump, ainda que, de acordo com a imprensa americana, Trump não fosse opositor do projeto. 

Musk fez mais de 100 tweets sobre o projeto, o que no final levou o vice-presidente JD Vance a se manifestar publicamente pedindo para os deputados republicanos votarem contra e derrubarem o projeto. 

O assunto pode ter repercussões profundas, uma vez que sem o projeto, o governo americano não tem um orçamento aprovado, o que levaria ao chamado “shutdown”, quando o país deixa de pagar algumas partes do funcionalismo, por exemplo.