PEDE PARA SAIR 001

Empresa chama empregado pelo número

Empresa de distribuição de Minas Gerais que chamava colaboradores pelo número foi condenada a pagar R$ 3 mil de indenização a um ex-empregado que entrou na Justiça Trabalhista.

13 de agosto de 2012 - 16:10
A foto explica o sentimento da coisa, não? Foto: reprodução.

A foto explica o sentimento da coisa, não? Foto: reprodução.

Você já sentiu tratado como um número na sua empresa?

Para os funcionários da EmBrasil, uma empresa de distribuição de Minas Gerais, o sentimento era muito mais que uma sensação.

A empresa foi condenada a pagar R$ 3 mil de indenização a um ex-empregado que entrou na Justiça Trabalhista alegando dano moral pelo fato dos colaboradores da companhia serem tratados por números colados nas suas camisas.

“Embora os números acompanhem o ser humano ao longo da vida, eles devem apenas se somar a outros dados, para ajudarem na identificação, não podendo ser utilizados para impossibilitar a individualização, tornando o ser apenas mais um dentro do grupo”, analisou o desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto.

A nota do TRT-MG não esclarece se a numeração adotada usava a sequência 001, 002, 003, sendo portanto uma consequência da febre de consultores empresariais oriundos do BOPE ou outra casa.

Em qualquer caso, uma companhia com tais práticas de RH não deveria ficar surpreendida se as pessoas pedirem para sair.